Mais de 33 mil atendimentos para mulheres em situação de vulnerabilidade foram realizados ao longo de 20 edições do Dia da Mulher. A iniciativa, promovida desde maio de 2023 pela Defensoria Pública do Distrito Federal, oferece diversos serviços gratuitos ao público feminino.
Apenas na 20ª edição, realizada nessa segunda-feira (3), foram registrados 2,4 mil atendimentos – as novidades incluíram consultas com clínico geral, exames de refratometria, ceratometria, refração e oftalmoscopia, além de vouchers para avaliação prévia de tratamento de harmonização facial. Também foram oferecidos cortes de cabelo feminino e masculino e serviços de barbearia.
Outra novidade foi a oferta de exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, exames preventivos para mulheres de 25 a 64 anos, consultas de enfermagem, medicina da família, inserção de DIU, além de consultas oftalmológicas e serviços odontológicos, como limpeza e restauração.
Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a continuidade e a ampliação da iniciativa reforçam o papel da instituição como agente de transformação social, promovendo a inclusão e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres. “Ao realizar 20 edições do Dia da Mulher, a DPDF reforça seu papel essencial na promoção da justiça social, garantindo que mulheres vulneráveis tenham acesso a oportunidades para resgatar suas histórias com dignidade, respeito e segurança”, destacou.
Moradora de Taguatinga, Sônia Maria dos Santos, comemora a realização mensal do evento. “Nós, pessoas vulneráveis, só temos a agradecer por essa ação fantástica que a Defensoria Pública organiza para a população do DF. Se hoje estou com 90% da minha vida resolvida, devo à DPDF e aos parceiros que trabalham para que possamos ter um futuro melhor”, agradeceu.
O Dia da Mulher da DPDF foi reconhecido pelo IV Prêmio CNJ – Juíza Viviane Vieira do Amaral, de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A ação ficou em sexto lugar na categoria “Atores e Atrizes do Sistema de Justiça”. A condecoração, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), premia e dá visibilidade a iniciativas de prevenção e enfrentamento desse tipo de crime, além de conscientizar o Judiciário sobre a necessidade de vigilância permanente.
Serviços
A 20ª edição do Dia da Mulher da DPDF ofereceu diversos serviços gratuitos voltados para o público feminino em situação de vulnerabilidade. Mães que participaram do evento puderam contar com uma brinquedoteca para deixar seus filhos em segurança, além de lanches para as participantes.
Na área jurídica, foram disponibilizados serviços de mediação, orientação jurídica, ajuizamento de ações de Família e de Saúde, assistência psicossocial e realização de exames de DNA.
Na saúde, houve consultas com cardiologista, exames de eletrocardiograma, auriculoterapia e técnicas de ventosaterapia, além de atendimentos médicos em casos de resultados positivos. A Secretaria de Saúde (SES-DF) também disponibilizou vacinas.
Ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contaram com a participação da Secretaria da Mulher (SMDF), que ofereceu orientações sobre violência doméstica, programas de empreendedorismo, empoderamento e políticas públicas para diferentes grupos, incluindo mulheres LGBTQIAPN+, mães atípicas e idosas.
O Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT ofereceu atendimentos psicossociais e materiais informativos. E a Polícia Militar (PMDF) realizou atividades de prevenção contra a violência doméstica e familiar.
Na educação, o Instituto da Fecomércio-DF ofertou vagas de estágio para jovens de 14 a 24 anos. Já o Senac realizou cadastros para o Programa Senac de Gratuidade (PSG).
No campo profissional, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF) ofereceu vagas de emprego, orientação profissional, cursos de qualificação e informações sobre o programa de microcrédito Prospera, além de oficinas de artesanato.
A iniciativa ofereceu serviços gratuitos de transporte público, em parceria com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e o BRB Mobilidade. A Caixa Econômica Federal disponibilizou consultas ao PIS e FGTS, desbloqueio de aplicativos, emissão de boletos e renegociação de dívidas.
A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF realizou cadastros e emitiu carteiras de identificação para pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) prestou atendimentos relacionados à regularização fundiária e inscrições em programas habitacionais. O Cras Móvel e o Creas Migrante ofereceram serviços socioassistenciais e atendimento multilíngue para mulheres migrantes.
A Caesb realizou atendimentos para regularização de contas, parcelamentos, solicitação de serviços e distribuição de água potável durante o evento.
*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)
Fonte: Agência Brasília