Dando continuidade ao trabalho de urbanização do Sol Nascente/Pôr do Sol, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, já entregou mais de 31 quilômetros de pavimento novo para os mais de 95 mil moradores da região.
Dos 47 endereços do Setor Habitacional Sol Nascente nos trechos 1 e 3, aptos a receber obras de infraestrutura, 13 foram totalmente pavimentados. Segundo a pasta, outros 14 pontos estão com o trabalho em andamento. A previsão é que os outros 20 endereços estejam com essa etapa concluída até o fim de 2025.
Nesta quinta-feira (18), o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, acompanhou o andamento das obras de pavimentação, que devem ser concluídas em vias das chácaras 31 e 87 até o fim desta semana.
“Várias ruas estão nesse trabalho de pavimentação. É todo um trabalho conjunto, em várias frentes, que faz parte do processo de urbanização do Sol Nascente, de rebaixar as ruas, pavimentar, para trazer um pouco mais de conforto para a comunidade”, afirmou o secretário.
As obras representam um grande avanço na qualidade de vida da população, que sofria com os períodos de chuva e seca na região. Conforto é com o que a dona de casa Beth Soares, de 51 anos, tem sonhado. Moradora da Chácara 31 há 18 anos, ela conta que quando chegou na região só havia lama e muita poeira; cenário que está mudando desde 2019.
“Este GDF tem feito várias melhorias aqui na região. A gente sente que tem bastante apoio do governador Ibaneis. A população aqui sofria muito durante a época das chuvas, com lama, e durante a seca, com poeira. Agora a realidade está mudando”, garante Beth.
Também morador do Sol Nascente há quase duas décadas, Rogério Barbosa, 48, lembra que a região era esquecida em gestões anteriores. “Este GDF olhou para nós. Essas melhorias vêm somar com a comunidade e trazer qualidade de vida. É algo que a gente esperou por muito tempo e agora está vendo se tornar realidade”, relata.
Infraestrutura
Desde 2019, quando o Sol Nascente/Pôr do Sol foi transformado em região administrativa, o GDF tem investido mais de R$ 630 milhões para levar saneamento básico, água, luz e equipamentos públicos para a cidade. Desse total, R$ 187,7 milhões foram destinados à obras de drenagem e pavimentação de ruas.
Os serviços no Sol Nascente têm como objetivo aumentar a trafegabilidade das vias e garantir conforto e segurança aos moradores. Além de drenagem e pavimentação, este trabalho inclui a instalação de meios-fios, calçadas e sinalização, além de bacias de detenção.
Segundo o secretário de Obras, o governador Ibaneis Rocha determinou que as obras sejam aceleradas ao máximo durante o período de estiagem do DF. “A gente sabe que todo morador aqui está ansioso para a conclusão das obras. A gente vem fazendo isso com a maior celeridade possível. É uma ordem do nosso governador Ibaneis que a gente acelere esse trabalho para que, na próxima chuva, muitas outras ruas já estejam com essa infraestrutura”, pontua.
Fonte: Agência Brasília