O Maio Amarelo é a principal campanha, em nível nacional, de prevenção de acidentes fatais no trânsito. O movimento completa uma década neste ano – quando o tema da ação, “No trânsito, escolha a vida!”, foi adotado para reforçar a importância da iniciativa. Desde sua criação, o primeiro trimestre de 2023 foi o período em que houve o menor registro de acidentes fatais no Distrito Federal, com 47 vítimas. Este número é 27% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 65 óbitos.
A queda histórica no número de vítimas fatais em acidentes é um reflexo das ações estratégicas traçadas pelas equipes do Departamento de Trânsito (Detran) e direcionadas aos três personagens envolvidos no trânsito: o motorista, o pedestre e o ciclista.
“As pesquisas e os dados são o que nos guiam. Por meio dessas estatísticas, a gente analisa os locais em que há focos de acidente para traçar ações educativas à população daquela região”, explicou a diretora de educação de trânsito do Detran, Paula Nunan.

As ações educativas e preventivas ocorrem de maneira contínua em todas as regiões do DF, mas com prioridade naquelas em que há maior registro de acidentes e de maneira mais intensificada durante o mês de maio.
Além disso, em alusão ao movimento Maio Amarelo, o Detran prevê cerca de 150 atividades durante todo o mês. O objetivo é diminuir ainda mais o número de vítimas fatais no DF.
- Do campo para a mesa: DF soma mais de 1,2 mil projetos e R$ 67 milhões em crédito rural desde 2019
- Obras do GDF na Sua Porta transformam a rotina de moradores de Ceilândia
- Controle da asma vai além da medicação e começa dentro de casa
- Desligamento temporário de energia afetará Lago Norte nesta segunda (22), para podas
- Brasília mantém posição de capital mais segura do país
“Nós vamos intensificar nossas ações neste mês. São iniciativas bastante diversificadas, como o passeio ciclístico em Águas Claras, no aniversário da cidade, campanhas em portas de escolas e nas universidades e blitzes educativas; palestras em locais com grande circulação”, complementou.
O encerramento da programação ocorrerá na sede do Detran, com ações educativas direcionadas aos pedestres, ciclistas e condutores sobre os procedimentos de segurança na via pública.
Confira aqui a programação completa.
Fonte: Agência Brasília
