O segundo mandato do governador Ibaneis Rocha será marcado pelo investimento na construção de creches, escolas técnicas e em tecnologia. A aplicação de recursos nessas áreas foi confirmada pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, na comissão de transição, grupo que discute o planejamento de governo no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
“O período desta nova gestão do governador Ibaneis Rocha é o da inovação, é trazer tecnologia para os alunos, é ampliar os horizontes dos meninos do Novo Ensino Médio, fortalecer a Escola Técnica profissionalizante e partir para a inovação, criando um ambiente que eles possam crescer e pensar no futuro”, afirma a secretária de Educação.
No plano de governo, a Educação prevê a construção de Centros de Educação de Primeira Infância (CEPIs). Até o momento, sete já foram entregues, nove estão em construção e outras 13 em processo de licitação. “É um avanço bastante significativo, exatamente por atender um segmento que a população tanto clama”, acrescenta.
Leia também

- Pré-diabetes pode ser revertida, mas exige mudança de hábitos e acompanhamento médico
- Obras na rede deixam áreas de Arniqueira e Lago Norte sem luz nesta sexta (26)
- Delegação da Etiópia visita rede pública de saúde do DF
- Educação e acolhimento fazem parte do tratamento para diabetes no HCB
- Inscrições para composição do Ciamp-Rua/DF são prorrogadas até setembro
Transição evolui com projetos de infraestrutura, moradia, esporte e cultura
O governo também aposta no ensino profissionalizante e vai entregar duas escolas técnicas nos próximos meses, uma em Santa Maria – ainda em 2022 – e outra no Paranoá, esta para o próximo ano. Há planos para construção de mais uma em São Sebastião. Em 2021, o GDF entregou uma unidade em Brazlândia.
“Queremos fazer também em São Sebastião e em outras regiões onde não temos ainda escolas técnicas. Nós precisamos dar ao estudante essa possibilidade de seguir ou não para a universidade”, pontua Hélvia Paranaguá.
Outra novidade é o investimento em uma plataforma de línguas estrangeiras para que os alunos aprendam um idioma no computador, tendo o professor como mediador de ensino.
Fonte: Agência Brasília

