Ação faz parte do Pacto pela Superação do Analfabetismo de Jovens e Adultos
Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF
Em resposta à adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao qual a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) aderiu em maio de 2024, a Pasta lançou, nesta terça-feira (18), o Programa de Formação Continuada e em Serviço da Educação de Jovens e Adultos, o ProfsEJA.
O programa é uma das estratégias e ações que visa ao fortalecimento da modalidade de ensino. A iniciativa prevê a formação de todos os profissionais da educação que atuam na EJA: professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores escolares. Ainda serão contemplados por esse programa todos os educadores populares do programa DF Alfabetizado.
A Secretaria de Educação aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, do Ministério da Educação (MEC), em maio do ano passado. Desde então, diversas ações vêm sendo realizadas.
“Um ponto importante é o programa de formação continuada e em serviço para os profissionais da EJA, instituído no DF como ProfsEJA, que visa a qualificar nossos profissionais e ressignificar a prática pedagógica, favorecendo a permanência escolar e a conclusão da educação básica”, afirma Lilian Sena, diretora da EJAda Secretaria de Educação do DF.
O programa foi formulado em parceria com a Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Uni-Eape), e os articuladores e formadores regionais serão os responsáveis por essa importante ação no âmbito das Coordenações Regionais de Ensino (CREs).
A formação terá duração de dois anos e está organizada em quatro módulos. Cada módulo conferirá uma certificação de 120 horas, totalizando 480 horas de formação continuada ao final desse período.
As inscrições para o curso estarão abertas entre os dias 18 e 27 de fevereiro de 2025 e podem ser efetuadas por meio dos seguintes formulários:
Profissionais que atuam na EJA no turno diurno