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SEEDF divulga guia para orientar escolas sobre uso consciente de celulares

SEEDF divulga guia para orientar escolas sobre uso consciente de celulares

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulga o Guia — Uso do Celular: Modo Aprendizagem , um material elaborado para apoiar as unidades escolares na implementação da Lei Federal nº 15.100/2025, que regulamenta o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas públicas. O objetivo é transformar a relação dos estudantes com a tecnologia, promovendo o uso pedagógico dos aparelhos e fortalecendo a concentração e a convivência nas salas de aula.

 

Baixe aqui o Guia – Uso do celular

 

O guia oferece diretrizes claras e estratégias práticas para a implementação da Lei nº 15.100/2025, ressaltando a diferença entre porte e uso dos celulares. Além disso, no documento a SEEDF reforça a importância de criar alternativas que incentivem a socialização e a criatividade dos alunos.

 

O material sugere a implementação de clubes escolares, projetos culturais, jogos cooperativos e espaços interativos, garantindo que os estudantes encontrem atividades enriquecedoras nos momentos de lazer. O guia está disponível para consulta no ​site oficial da SEEDF e já foi disponibilizado às Coordenações Regionais de Ensino.

 

A orientação é para que as equipes gestoras das unidades escolares promovam a divulgação do informativo junto aos professores, estudantes e às famílias e responsáveis, assegurando alinhamento entre a escola e comunidade.

 

Para a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, “os primeiros dias mostraram que a adaptação é um processo. Já percebemos um maior engajamento dos alunos nas atividades. O diálogo constante com a comunidade escolar tem sido essencial para esclarecer dúvidas e reforçar os benefícios dessa ação”, afirmou Hélvia.

 

A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, enfatiza que o guia é um instrumento essencial para apoiar as escolas na aplicação da nova norma. “Estamos transformando potenciais distrações em ferramentas valiosas para o ensino e a aprendizagem, além de incentivar um ambiente escolar mais dinâmico e inclusivo“, avalia Iêdes.

 

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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