- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoSecretarias se unem para pactuar projeto “Meninas em Ação: Liderando o Futuro...

Secretarias se unem para pactuar projeto “Meninas em Ação: Liderando o Futuro do DF”

Ação visa a empoderar e desenvolver o potencial vocacional das estudantes da rede

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) uniu-se à Secretaria da Mulher e à de Relações Internacionais, e também a algumas embaixadas para lançar o projeto “Meninas em Ação: Liderando o Futuro do DF” para o ano de 2025. A ação busca empoderar e desenvolver o potencial vocacional das alunas da rede pública de ensino do DF. No início desta semana, segunda-feira (17), os gestores das Pastas e as instituições envolvidas reuniram-se no Palácio do Buriti para pactuar o projeto.

 

Inicialmente, serão escolhidas dez alunas de até 18 anos, matriculadas no 3º ano do ensino médio de três escolas da rede pública de ensino: o CEM 01 de Planaltina, o CEMI do Gama e o CESO do Plano Piloto, totalizando 30 estudantes. Elas irão apoderar-se dos cargos de mulheres que são referência no Distrito Federal por um dia, tendo inspiração para as diversas possibilidades relacionadas ao futuro profissional.

 

As estudantes selecionadas para participar do projeto poderão, por exemplo, acompanhar a comandante-geral da Polícia Militar do DF, Ana Paula Barros, ou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ou embaixadoras de países como Austrália, Suriname, Eslováquia, República Tcheca e encantar-se pelo cenário internacional, até mesmo estar junto à rotina de uma empresária ou de uma diretora de jornal. É um momento em que as garotas irão fortalecer a autoconfiança, no qual terão a perspectiva de que podem alcançar qualquer lugar.

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância de proporcionar novas perspectivas para que essas meninas possam traçar as próprias trajetórias. “Essa proposta é muito importante, pois se a gente trabalha na base, orienta as nossas meninas, mostra para elas qual é o caminho que elas precisam trilhar para se colocar diante de uma sociedade, seguindo os seus estudos, seguindo as atividades profissionais que escolheram, aí, o sucesso estará garantido”.

 

Ademais, Hélvia destacou que as mulheres são a maioria na rede pública de ensino do Distrito Federal, tanto como estudantes, quanto como profissionais da educação, chegando a 74% da rede.

 

O lançamento deste projeto está previsto para acontecer em março, em conjunto com a publicação da revista “Meninas em Ação: Liderando o Futuro do DF”, que possui potencial pedagógico e servirá de apoio para as estudantes ao longo do ano. Nela, estarão publicados artigos de diversas autoridades femininas de diferentes ramos de atuação. De abril até outubro, as estudantes poderão se apoderar dos cargos de liderança nas esferas distrital, em embaixadas e no ramo empresarial.

 

As diretoras Andréia Neves, do CEMI 01 de Planaltina, Edna Torres, do CESO do Plano Piloto, e o diretor Lafaiete Formiga, do CEMI do Gama, também estiveram presentes na cerimônia realizada no Palácio do Buriti. Edna elogiou a iniciativa. “De certa forma, somos privilegiadas por poder vivenciar isso, trazendo o legado de todas as mulheres que tiveram que lutar muito para que, hoje em dia, a gente possa estar numa sala com tantas mulheres em cargos de liderança”.

 

Inspiração

 

Presente no evento, o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Brito, explicou o motivo de lançar este projeto primeiramente dentro das escolas. “O Meninas em Ação vem com a ideia de promover o empoderamento feminino para as meninas, ainda antes da fase adulta, com foco nas escolas locais, onde elas despertam o senso crítico, discutem e compartilham o dia a dia e as suas preparações para o futuro. É relevante despertar o sentimento de pertencimento a este lugar, para que se sintam representadas nestas cadeiras, nestes cargos, e vejam que é possível alcançá-los”.

 

Para o encerramento do projeto, está previsto um bate-papo com a presença da secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixadora Maria Laura da Rocha. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo no Itamaraty em 200 anos.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -