Evento teve como foco ações sobre Educação em Direitos Humanos
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
Com o objetivo de fortalecer a atuação dos pedagogos orientadores educacionais, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu, entre os dias 13 e 15 de março, a 4ª edição da Jornada Pedagógica da Orientação Educacional. O encerramento do evento ocorreu no auditório do Sebrae-DF na última sexta-feira (18), e teve como foco a discussão de temáticas relacionadas à prática da Educação em Direitos Humanos.
Idealizada pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) da SEEDF, a Jornada Pedagógica tem como objetivo discutir os desafios sociais e educacionais atuais. A gerente de Orientação Educacional (GOE), Érika Goulart Araújo, fala sobre a importância do encontro para os profissionais pedagogos orientadores.
“É o nosso primeiro encontro do ano, trouxemos uma proposta remota para que todas as 14 regionais de ensino pudessem trabalhar de forma colaborativa em uma rica troca de aprendizados e experiências. Além disso, no encerramento fizemos um trabalho de construção coletiva de um plano de ação por etapas e modalidades sobre a educação em direitos humanos e a interface com a orientação educacional”, explica Érika Goulart.
A gerente enfatiza ainda a relevância da participação dos profissionais da Orientação Educacional neste momento formativo. “A Jornada busca promover a análise coletiva da realidade, além de incentivar ações institucionais que transformem questões relacionais, socioemocionais e de engajamento no processo de escolarização”, finaliza.
Encerramento
O evento foi realizado de forma híbrida na sexta-feira (18), com a participação presencial dos servidores no auditório do Sebrae-DF e virtualmente, via transmissão pelo Canal da Gerência de Orientação Educacional no YouTube.
A palestra realizada pela policial judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Nair de Lima, sobre “Sínteses: Marcadores Sociais da Diferença”, proporcionou um momento de reflexão teórico-prática, ressaltando a importância da ação coletiva do pedagogo orientador educacional e a necessidade de formação continuada sobre o tema.