Documento reúne técnicas que facilitam a compreensão de informações pelos leitores
Lívia Barros, Ascom/SEEDF
Com o intuito de promover uma comunicação assertiva, direta e inclusiva, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) lançou o Guia de Uso da Linguagem Simples. O documento, divulgado para todas as áreas da Pasta, visa facilitar a troca de informações entre os diversos públicos-alvo da instituição: crianças, jovens, professores, pais, avós, além do público interno que trabalha em áreas diversas e utiliza diferentes linguagens técnicas.
A iniciativa é uma parceria da Assessoria de Comunicação e da Ouvidoria da SEEDF e tem como seu maior pilar facilitar a compreensão de informações pelo leitor, sem necessidade de releitura de textos. O documento traz dicas práticas de como utilizar a linguagem simples e um passo a passo de cinco etapas para adequação dos textos.
Confira aqui o Guia de Uso da Linguagem Simples
Com a disponibilização do Guia, as unidades escolares, Coordenações Regionais de Ensino (CREs) e unidades administrativas da sede da SEEDF ficam responsáveis por aplicar o uso da linguagem simples nos respectivos documentos.
Ana Carolina Rocha, assessora especial da Assessoria de Comunicação da SEEDF e idealizadora do Guia, ressalta que uma boa comunicação é essencial para a entrega de serviços de qualidade. “Com a linguagem simples é possível informar o cidadão sobre as políticas públicas de maneira clara e objetiva para que ele possa conhecer e utilizar os serviços ofertados com plenitude”, acredita.
“A Linguagem Simples aproxima o governo dos cidadãos. Precisamos comunicar o que for necessário de forma assertiva e clara para dar celeridade aos questionamentos e pleitos dos cidadãos e, até mesmo, dos servidores que nos procuram”, comenta a ouvidora da SEEDF, Evelyne Queiroz.
Veja algumas das vantagens do uso da Linguagem Simples:
➔ Facilita a participação e o controle da gestão pública pela população;
➔ Reduz a necessidade de intermediários entre o governo e a população;
➔ Direito do usuário de adequada prestação de serviços;
➔ Dá foco nos cidadãos e na geração de valor;
➔ Facilita a comunicação interna e o entendimento das informações.