Evento “Literatura em Movimento na Educação Infantil” promoveu práticas de leitura e escrita
Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
Incentivar práticas de leitura, escrita e oralidade desde a Educação Infantil é um dos objetivos da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para isso, a Pasta entregou, nesta quinta-feira (3), 78 mil livros literários recém-adquiridos pela SEEDF por meio de processo licitatório. A entrega simbólica foi realizada no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante o evento “Literatura em Movimento na Educação Infantil”.
Milhares de exemplares de 28 novos títulos da Educação Infantil foram entregues aos representantes de todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do DF, que estiveram presentes no evento. As equipes das Unidades de Educação Básica (UNIEBs) das Regionais de Ensino, gestores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares públicas e instituições parceiras também participaram da entrega.
Na ocasião, também foram entregues os kits com 38.400 livros doados pelo Instituto Itaú Social. A organização é parceira do Programa Nacional Leitura e Escrita na Educação Infantil, que compõe o compromisso nacional Criança Alfabetizada, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente no evento e destacou a importância do incentivo à leitura acontecer desde a Educação Infantil. “Me sinto um ponto fora da curva, pois só o DF cuida desde a creche até a universidade. Fico muito feliz quando a gente faz um evento que envolve a educação infantil, que é onde tudo começa”, celebrou.
Alfabetização
O evento “Literatura em Movimento na Educação Infantil” converge com o programa federal de formação docente “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e com as propostas da SEEDF presentes no Currículo em Movimento da Educação Infantil.
A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Soares Braga, ressaltou a relevância da entrega dos livros para a alfabetização. “As escolas de educação infantil são o prelúdio para que a alfabetização aconteça. Ler com a criança abre pra ela uma infinidade de possibilidades, que estimulam a criatividade e o interesse pelo conhecimento”, defendeu.
O currículo do DF prevê a ampliação das experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância. O objetivo é gerar a noção de leitura e escrita como práticas sociais que integram o cotidiano das escolas infantis, abordando a leitura por meio de interações lúdicas.
Palestras
Além da entrega simbólica dos exemplares, o evento contou com duas palestras sobre como desenvolver uma prática pedagógica que explore a literatura na Educação Infantil, como meio de ampliar o repertório cultural das crianças na primeira infância, até os 7 anos de idade.
A primeira palestrante foi a professora de Educação Básica da SEEDF Ana Neila Torquato, que atualmente é coordenadora pedagógica da Biblioteca da 108/308 Sul, onde promove o projeto “Bebê que Lê”, uma roda de leitura para bebês e crianças até 2 anos de idade e as respectivas famílias. A escritora, psicopedagoga e especialista em Educação Infantil e em literatura infantil e juvenil possui doze livros publicados.
Em seguida, foi a vez da professora Dra Paula Gomes de Oliveira, da Universidade de Brasília (UnB), palestrar. A docente é bacharel e licenciada em Letras (UnB), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação na UnB, na área de Língua Materna e Literatura, onde promove pesquisa e extensão sobre alfabetização e multiletramentos.