A abertura da etapa regional de Ceilândia contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
Mais um dia emocionante no concurso Sabor de Escola ocorreu na etapa regional de Ceilândia. Na manhã desta segunda-feira (23), foi a vez dos cozinheiros inscritos no concurso pela maior CRE do DF mostrarem seus dons culinários. A disputa ficou ainda mais surpreendente com a presença de uma jurada especial: a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.
Na última semana da etapa regional do Sabor de Escola, a secretária abriu um espaço na agenda para ver e saborear os pratos do que tem sido o maior concurso da alimentação escolar do Centro-Oeste.
“Estou muito feliz por conseguir vir e aproveito para agradecer a todas as merendeiras do Distrito Federal pela disposição em aceitar participar do concurso. Essa proposta, que nasceu em fevereiro do ano passado quando nosso secretário executivo, Isaías Aparecido, pediu um projeto que pudesse exaltar o trabalho desses profissionais que tanto se dedicam por nossos alunos. E aqui estamos na segunda edição desse evento que vem para despertar o verdadeiro chef de cozinha que existe dentro de cada um desses participantes”, disse a secretária. “Parabéns a todos pela criatividade das receitas e por servir com tanto amor os nossos alunos”, finalizou.
A Regional de Ensino de Ceilândia tem 30 merendeiros e merendeiras inscritos na competição, que acontece na segunda e terça-feira (23 e 24) na Escola Parque Anisio Teixeira. A disputa está dividida em quatro etapas, com 15 participantes em cada dia, 7 pela manhã e mais 8 competidores à tarde.
Na abertura do evento desta segunda, foram apresentados sete deliciosos pratos: feijão tropeiro com purê de mandioca, angu com peito de frango ao molho, filé de tilápia com purê de mandioca e arroz, rocambole, cuscuz com caju e frango ao molho, peixe ao molho e bolo de mandioca com toque de limão e cobertura de leite condensado de maracujá.
Culinária nordestina
O cuscuz com caju e frango ao molho da merendeira Claudia Magalhães de Souza, 55 anos, ganhou os jurados pela originalidade. Na receita tradicional desse prato aclamado pelos nordestinos, o saboroso cuscuz não poderia ficar de fora e, para ficar ainda mais especial, porque não ousar e acrescentar um delicioso caju? Quem conta é a dona da receita.
“É um prato simples, porém muito saboroso e inovador na escola. Eu faço o cuscuz normal, desfio o caju junto aos outros temperos e o frango e, o resultado não poderia ser outro: um mix de sabores que fez um sucesso com os alunos”, conta a merendeira.
Cozinheira de escola pública há pelo menos 14 anos, atualmente Cláudia está trabalhando no Centro Educacional (CED) 01 do Setor P Sul. “Amo o que faço, adoro servir os alunos e sempre procuro inovar na alimentação só para ver o rostinho deles feliz”, finaliza.
A disputa do Sabor de Escola segue com mais receitas deliciosas até o fim do dia em Ceilândia e na terça-feira (24) mais duas merendeiras serão classificadas para a semifinal, em novembro. O último dia da etapa regional do concurso acontece ainda nesta semana em uma escola de Brazlândia.