- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoPrograma de saúde mental da Secretaria de Educação é expandido

Programa de saúde mental da Secretaria de Educação é expandido

Prosm existe desde o ano passado e o atendimento do programa foi ampliado

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

 

Com o objetivo de ampliar os cuidados com a saúde do servidor, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), ampliou o alcance do Programa de Saúde Mental no Trabalho (Prosm), instituido desde o ano passado. Com a publicação da Portaria nº 1.120, publicada nesta terça-feira (10/9) no Diário Oficial do DF (DODF), o atendimento do programa foi oficialmente ampliado para que os atendimentos individualizados alcancem também os professores substitutos, reafirmando o compromisso da SEEDF em cuidar de todos que se dedicam à educação pública no Distrito Federal.

 

O Prosm conta com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em diversas áreas, incluindo educação, psicologia e enfermagem. Entre suas principais ações estão o Programa de Acolhimento Psicológico Individual (Papsi), que oferece escuta psicológica individual, e o Programa de Prevenção à Dependência Química (Prodeq), focado na prevenção de problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

 

O Prosm é um marco essencial na implementação de políticas voltadas para o cuidado e a promoção da saúde mental de todos os servidores da SEEDF. Com esta nova publicação, damos um passo importante ao ampliar os acolhimentos do Papsi e do Prodeq“, comenta Fernanda Patrícia, diretora de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho da SEEDF.

 

Outra novidade também instituida com a publicação da portaria é a criação de uma unidade no SEI para o programa. Isso facilitará a gestão do programa e documentos necessários para os agendamentos de atendimentos. “Com a criação de uma unidade específica, os processos poderão ser vinculados diretamente à unidade, garantindo a proteção de dados sensíveis dos servidores“, explica Fernanda.

 

Criado no ano passado, o programa abrange os servidores efetivos das carreiras de Magistério e Políticas Públicas e Gestão Educacional do Distrito Federal, além de aposentados, professores substitutos, terceirizados e servidores em cargos comissionados.

 

As iniciativas do programa têm como objetivo principal melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde mental dos profissionais da educação, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -