Medida estabelece a criação de cadastro de reserva com 2 mil vagas
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Educação do Distrito Federal anunciou nesta sexta-feira (1º/3) uma medida inovadora para fortalecer o apoio aos Educadores Sociais Voluntários (ESVs), que desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos estudantes da rede pública. Publicada no Diário Oficial do DF (DODF), a Portaria Nº 196 institui o banco central de cadastro de reserva desses profissionais. Com a medida, serão disponibilizadas mais 2 mil vagas para atender às eventuais necessidades das Coordenações Regionais de Ensino em apoio aos estudantes.
O banco de reservas será montado a partir do processo seletivo deste ano para ESV, realizado entre os dias 17 a 31 de janeiro. A iniciativa visa otimizar a gestão dos Educadores Sociais Voluntários e garantir uma maior eficiência na oferta de programas educacionais. O banco de dados de cadastro reserva permitirá uma melhor organização e monitoramento desses profissionais, facilitando a alocação de recursos humanos de acordo com as necessidades específicas de cada escola.
Será de responsabilidade das Unidades de Educação Básica (Uniebs) de cada Regional de Ensino, o cumprimento dos requisitos necessários para solicitação da ampliação dos quantitativos de ESV, considerando as normas que já regulamentam a temática, bem como especificações pertinentes, conforme o caso, a ser detalhado por essas áreas técnicas.
Como funciona
O Programa Educador Social Voluntário (ESV) tem como objetivo oferecer auxílio e melhorar o atendimento nas unidades que necessitam deste suporte como as de educação em tempo integral, que atendem a educação infantil e o ensino fundamental e de educação especial, com funções definidas em portaria própria publicada anualmente pela Secretaria de Educação.
O processo seletivo deste ano para ESV ocorreu entre os dias 17 a 31 de janeiro. Foram disponibilizadas 5.500 vagas distribuídas entre as 14 regionais de ensino do DF.