União entre órgãos transforma apreensões em incentivo a educação digital no Distrito Federal
Tainá Morais, Ascom/SEEDF
Na tarde desta sexta-feira (15), a Secretaria de Educação do Distrito Federal recebeu, simbolicamente, mais de 800 TV BOX transformados em microcomputadores. A iniciativa é da Superintendência Regional da Receita Federal (SRRF) em parceria com a Pasta. Agora, os equipamentos apreendidos pela Receita serão destinados para impulsionar a inclusão digital nas escolas públicas e creches do DF.
A cerimônia contou com a participação do secretário executivo da SEEDF, Isaías Aparecido, e dos subsecretários da Pasta, para reforçar o compromisso institucional com a iniciativa. Além disso, estiveram presentes o superintendente adjunto da Receita Federal, Marcos Hubner Flores, o representante da Delegacia de Varginha, Samuel Hosokawa e o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), Weider Rodrigues.
O secretário executivo da Secretaria de Educação, Isaías Aparecido, expressou sua satisfação com a ação, destacando a importância dessa parceria inovadora para o desenvolvimento educacional. “Recebemos esses eletrônicos com gratidão, pois sabemos que estão sendo direcionados para a construção de novos laboratórios e a melhoria dos já existentes, beneficiando nossos estudantes”, declarou.
A iniciativa, liderada pelo superintendente da Receita Federal de Minas Gerais, Michel Lopes Teodoro, revela um novo olhar sobre o aproveitamento de equipamentos apreendidos para fortalecer a educação no DF. Teodoro ressaltou a importância da parceria entre instituições. “Essa colaboração é crucial para promover avanços significativos no setor educacional”.
Os microcomputadores resultantes da transformação das TV BOX possuem uma composição multifuncional, sendo equipados com processadores, memória RAM e armazenamento interno. Sua função principal nas escolas do Distrito Federal será facilitar o acesso à educação digital. Esses equipamentos estão destinados a criar e aprimorar laboratórios, a fim de proporcionar aos estudantes recursos tecnológicos essenciais para o aprendizado.
Os aparelhos recebidos, serão utilizados para atividades educacionais, pesquisas, desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão digital, garantindo que crianças e adolescentes tenham acesso equitativo às ferramentas tecnológicas fundamentais.
Hércules Júnior, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da SEEDF, destacou a importância da doação para o desenvolvimento educacional dos estudantes da rede pública. “Essa doação não apenas moderniza nossos recursos tecnológicos, mas também abre portas para que os estudantes da rede pública tenham acesso a ferramentas essenciais para seu desenvolvimento educacional”, afirmou.
Com o compromisso de proporcionar oportunidades iguais para todos, a entrega simbólica destes microcomputadores representa um avanço significativo na promoção da educação digital no Distrito Federal. A ação enfatiza também como parcerias entre órgãos governamentais podem transformar desafios em oportunidades, colocando a tecnologia a serviço do aprendizado e do futuro de milhares de estudantes, não somente do DF, mas também de todo o Brasil.