Espaço foi inaugurado nesta sexta (19), com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá e autoridades
Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
O aguardado Núcleo de Inovação do Distrito Federal (NIDF) foi inaugurado nesta sexta-feira (19), e marcou um passo significativo rumo à incorporação de tecnologias assertivas na produção de recursos educacionais digitais. O espaço, localizado na sede da Secretaria de Educação do DF, visa envolver professores e estudantes do ensino médio em iniciativas de educação livre por meio da tecnologia. A cerimônia de inauguração ocorreu no auditório do Espaço Neuza França, no Shopping ID, Asa Norte.
O evento marca o início de uma jornada com o objetivo claro de transformar a educação por meio da tecnologia. Durante a cerimônia de abertura, a Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância de envolver os docentes e alunos no processo de inovação educacional.
“Estamos dando o primeiro passo para trazer os alunos para dentro da rede de inovação. Queremos fazer deles os protagonistas desse movimento, onde possam compartilhar experiências e produzir conteúdo, contribuindo assim para uma educação mais dinâmica e participativa“, afirmou a Secretária.
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“Estamos dando o primeiro passo para trazer os alunos para dentro da rede de inovações.” – Hélvia Paranaguá
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A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a coordenadora geral do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB), Valdirene Alves de Oliveira, a diretora superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, o docente e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ibsen Mateus Bitencourt, a subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, além de subsecretários da Pasta e servidores.
“É uma satisfação para todos nós essa inauguração e tudo que este núcleo pode apreciar aos professores e estudantes do ensino médio desta rede de inovação para educação livre”, afirma, Valdirene Alves. “Um espaço que possibilitará a educação e a inovação na educação híbrida. Algo que vai trazer muitas possibilidades para o processo de aprendizagem da juventude deste país”, finaliza.
Com o apoio de profissionais especializados, o Núcleo pretende impactar diretamente 95 escolas, beneficiando 83.427 mil alunos e 4 mil professores, com planos de expansão para um número ainda maior de instituições educacionais na próxima fase.
A iniciativa faz parte da infraestrutura disponibilizada pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), um programa de inovação educacional do Governo Federal, que visa complementar e ampliar as estratégias de implementação da educação híbrida em todos os entes federativos do país, contribuindo assim para a implementação do Novo Ensino Médio de maneira mais equitativa e efetiva.
Parcerias
A superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), Rose Rainha, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Educação durante a pandemia ocasionada pela Covid-19. “Estou muito feliz, pois durante a pandemia, a secretaria utilizou um estúdio do Sebrae para levar conteúdo aos alunos. O que presenciamos hoje é o resultado dessa necessidade, resultando em um projeto importante que levará informação, inovação e tecnologia para as salas de aula de forma prática”, afirmou.
O NIDF conta com o apoio de instituições renomadas como a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade do Brooklyn, agregando expertise e recursos para potencializar os resultados. Com um foco claro em monitoramento e avaliação constante, o núcleo pretende utilizar tecnologia para acompanhar de perto o progresso das ações e garantir que os objetivos sejam alcançados de maneira eficaz.
Ibsen Mateus, da UFAL, também destacou a importância do espaço em prol da melhoria da educação. “A rede formada por um conjunto de pessoas comprometidas em melhorar a educação em nosso país é uma conquista significativa”, afirma.
A inauguração do Núcleo de Inovação representa um avanço significativo em direção a uma educação mais inclusiva, dinâmica e alinhada com as demandas do século XXI. Com a participação ativa de professores, alunos e instituições de ensino superior, a expectativa é de que este seja apenas o primeiro de muitos avanços rumo a uma educação de qualidade para todos.