Evento na UnB reuniu especialistas para discutir políticas educacionais
João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
Nesta quarta-feira (5), foi realizado o 1º Colóquio de Educação do Campo “Inventário de Realidade e Tarefas Educativas”. O evento reuniu pesquisadores, gestores educacionais, professores e integrantes das Escolas do Campo do Distrito Federal no Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo foi discutir políticas de Educação do Campo e celebrar o lançamento do Inventário da Realidade, também conhecido como Estudo do Meio.
A Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), apresentou as orientações pedagógicas para a construção coletiva do inventário social, histórico, cultural e ambiental das Escolas do Campo. Este material foi elaborado com a colaboração de professores e pesquisadores e visa nortear e fortalecer o processo de elaboração desse documento essencial pelas unidades escolares do campo.
O que é o Inventário da Realidade
O Inventário da Realidade, ou Inventário Social, Histórico, Cultural e Ambiental, é um instrumento fundamental para a Educação do Campo. Através de sua construção coletiva, alunos, professores e a comunidade escolar mapeiam aspectos sociais, históricos, culturais e ambientais que caracterizam o entorno da escola. A iniciativa permite uma compreensão mais profunda da realidade local, contribuindo para a criação de um currículo contextualizado e significativo para os estudantes.
A elaboração deste caderno é considerado um avanço significativo para a educação do campo, além de promover uma educação mais inclusiva, diversa e integrada. Com este material, docentes e discentes têm acesso a um recurso que incorpora saberes ancestrais e culturais ao aprendizado cotidiano, proporcionando uma educação prática e orgânica que respeita as especificidades de cada comunidade camponesa.
Diretrizes Pedagógicas
As Orientações Pedagógicas para a Construção Coletiva do Inventário da Realidade oferecem um guia abrangente para as escolas do campo, incluindo:
➔ Fundamentos teóricos e metodológicos: Conceitos fundamentais e etapas do processo de construção do Inventário.
➔ Sugestões de atividades: Diversas atividades práticas para diferentes faixas etárias e realidades escolares.
➔ Exemplos de Inventários: Casos concretos de Inventários já elaborados por escolas do campo, servindo de inspiração e referência.
Construção coletiva do conhecimento
Regido pelo princípio da organicidade, o material contribui para um ensino e aprendizagem mais contextualizado, significativo e participativo. A organicidade valoriza a direção coletiva e a divisão de tarefas, promovendo decisões coletivas e compromissos individuais.
A Secretaria de Educação reforçou o compromisso com a Educação do Campo e com uma pedagogia integrada à realidade cultural, social e histórica da rede de ensino pública do Distrito Federal.
Acesse o material:
Caderno Orientador “Inventário da Realidade” das Escolas do Campo do Distrito Federal