Competição incentiva o esporte e contribui para a permanência dos estudantes nas escolas
Por Bruno Grossi, Ascom /SEEDF
Saiu no Diário Oficial do DF, na última sexta (01/11), a convocação da estudante da rede pública de ensino e jogadora de Handebol Feminino, Ana Clara Johanson Pinto. A atleta substituirá uma colega na delegação que vai representar o DF nos Jogos Escolares da Juventude de 2024. A SEEDF enviará atletas para participar dos jogos organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em João Pessoa, Paraíba, de 12 a 29 de novembro.
A primeira convocação com todas as comitivas havia ocorrido em 16 de agosto, quando a SEEDF destacou jovens que se sobressaíram nos 64º Jogos Escolares do Distrito Federal para representar a capital federal. A amplitude dos Jogos Escolares do Distrito Federal vem revelando o potencial esportivo dos jovens de 15 a 17 anos, estudantes da rede pública e privada de ensino, em diversas modalidades esportivas. A delegação distrital para os Jogos da Juventude contará com 116 membros, entre atletas e comissão técnica.
A diretora de Modalidades Especiais da subsecretaria de Educação Básica da SEEDF, Denise Marra, comentou a expressiva participação dos atletas da rede nas competições: “Neste ano de 2024, ampliaram-se em 40% as inscrições nas modalidades individuais. Nesse sentido, o Distrito Federal consegue participar das competições nacionais em todas as modalidades, com exceção da esgrima, tendo sempre a completude de dirigentes, técnicos e atletas previstos nos pelo Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar”.
A SEEDF tem estruturas e programas de incentivo à prática esportiva, evidenciando a importância da atividade desportiva para a qualidade de vida, construção da cidadania, desenvolvimento de valores e habilidades sociais.
A diretora destacou ainda que a SEEDF tem estruturas e programas de incentivo à prática esportiva, primando pelo acesso amplo de estudantes ao esporte, tanto da rede pública como privada de ensino, evidenciando a importância da atividade desportiva para a qualidade de vida, construção da cidadania, desenvolvimento de valores e habilidades sociais. “Em todos os anos de participação do Distrito Federal nos Jogos da Juventude, nossos estudantes-atletas apresentaram resultados condizentes com suas capacitações técnicas”, disse Denise.
Modalidades
Para os Jogos da Juventude de 2024, o DF contará com participação nas seguintes modalidades: badminton, ciclismo, ginástica, rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, ginástica artística, triathlon, wrestling, natação, natação / águas abertas, vôlei de praia, basquete, handebol e vôlei.
Na edição dos Jogos da Juventude de 2023, os estudantes-atletas da modalidade do voleibol masculino subiram da segunda para a primeira divisão. Entre outras modalidades medalhistas, tivemos o Basquete Masculino – 1º lugar, Basquete Feminino – 2º lugar, Voleibol Masculino – 1º lugar, Voleibol Feminino – 3º lugar, Atletismo- prova de 100 metros com barreiras – 1º lugar feminino e 2º lugar masculino e na prova de 3000 metros, 2º lugar feminino e 3º lugar masculino. Ginástica Artística – paralelas e solo – 3º lugar, Ginástica Rítmica – aparelho arco 3° lugar e conjunto 2º lugar.
Neste ano de 2024, o trabalho técnico de treinamento e preparação dos estudantes-atletas que integram a delegação do DF vem sendo realizado desde agosto. As ações do COB e da SEEDF reforçam o papel do esporte como um catalisador de desenvolvimento integral para os jovens e garantem que, competindo, eles permaneçam em sintonia com suas obrigações educacionais. Os Jogos da Juventude consolidam-se como uma plataforma crucial para o crescimento de jovens talentos e para o incentivo à educação nas escolas do Distrito Federal.