Serão dois dias de capacitação com foco na gestão dos recursos destinados à educação
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
Cerca de 140 servidores da Secretaria de Educação do DF estão fazendo um curso de capacitação técnica sobre os programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), PDDE Interativo e Ações Integradas, Transporte Escolar e Prestação de Contas. A capacitação, que acontece no Espaço Cultural Professora Neusa França, na sede da SEEDF no Shopping ID, começou nesta terça-feira (31) e segue até amanhã quarta-feira (01).
O curso é ofertado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem por objetivo repassar informações atualizadas e instruir gestores e equipes técnicas sobre assuntos relacionados ao PDDE, bem como abordar aspectos formativos relacionados à realidade do Distrito Federal e do Centro-Oeste.
O curso terá dois dias de formação e é destinado aos coordenadores das Regionais de Ensino (CRE), as Unidades de Administração Geral das CRE’s, os diretores das Unidades Escolares e demais servidores envolvidos na execução e no acompanhamento do programa, assim como demais gestores que lidam com recursos da Pasta.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, abriu o curso e ressaltou a importância da formação. “A Secretaria de Educação sempre oferta esse tipo de capacitação para seus servidores. Isso é atualização e conhecimento para poder lidar melhor com os recursos públicos. É um investimento no futuro da nossa educação, na qualidade dos serviços públicos e na construção de um Estado mais eficiente e transparente”, disse.
Para o analista de gestão em políticas públicas da SEEDF, Daniel Galvagni, essa capacitação é de extrema relevância. “Quando os servidores estão devidamente treinados, eles têm o conhecimento e as habilidades necessárias para tomar decisões informadas e estratégicas. E isso não beneficia apenas a instituição, mas também a população que servimos. Com a capacitação adequada, somos capazes de alocar recursos de maneira eficiente, implementar políticas que atendam às necessidades reais da comunidade e assegurar a transparência e a prestação de contas. ”
O curso de capacitação será ministrado por uma equipe de excelência, com representantes do Ministério da Educação, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe/UnB), técnicos do FNDE, dentre outros especialistas da área.