Iniciativa levou sessões de cinema para 720 estudantes da Escola Classe 16 de Planaltina nessa sexta-feira (20)
Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF
Inclusão no meio cultural é o objetivo central do projeto itinerante Cine Petrobras, que chegou à Brasília esta semana. Nessa sexta-feira (20), o projeto levou 720 estudantes da Escola Classe 16 de Planaltina ao cinema. A iniciativa conta com uma carreta, que se transforma em uma sala de cinema completa para 91 pessoas com poltronas reclináveis, ar-condicionado, sistema digital de som e imagem, toaletes, guichê de distribuição de pipoca e refrigerante.
A ação é patrocinada pela Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e promoverá 450 sessões gratuitas para a população em 45 municípios. A ação foi lançada em no Distrito Federal, em Planaltina, e seguirá para Brazlândia na próxima segunda e terça-feira (23 e 24). Depois, a carreta segue por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
A carreta cinema permanecerá dois dias em cada região. Durante o dia, promove quatro sessões para crianças de escolas e instituições públicas da localidade e à noite realiza uma sessão aberta à comunidade.
“Essa ação é maravilhosa porque ela dá oportunidade a muitos dos nossos estudantes a irem ao cinema pela primeira vez. Dá acesso à cultura e entretenimento para eles e para as famílias que podem assistir na sessão da noite“, comenta o diretor da EC 16 de Planaltina, Wellington Vieira.

Primeira experiência
Os estudantes da Escola Classe 16 vivenciaram uma experiência completa de ir ao cinema. Ao entrar na carreta, receberam um balde de pipoca, escolheram sua poltrona e receberam um refrigerante. Os filmes escolhidos pela escola para serem exibidos foram Wish: o Poder dos Desejos e Dragão Cozinheiro.
“Foi a primeira vez que eu fui ao cinema. O que eu mais gostei foi a tela grande e a pipoca. Eu nunca vou me esquecer e vou pedir para minha mãe me levar mais vezes“, comentou Vinicius Silva, 10 anos, estudante da Escola Classe 16 de Planaltina.
