- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEstudantes da rede pública participam de ensaio geral para o desfile de...

Estudantes da rede pública participam de ensaio geral para o desfile de 7 de setembro

500 alunos da rede pública e privada de ensino do DF participarão da cerimônia nesta sábado (7)

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

O Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, será celebrado com o tradicional desfile da parada cívico-militar. Realizada na Esplanada dos Ministérios a partir das 9h deste sábado (7), a cerimônia contará com a presença de 500 estudantes da rede pública e privada de ensino do Distrito Federal, de oito escolas, que representarão os quatro cantos do DF. Nesta terça-feira (3), no Setor Militar Urbano, todas as turmas e bandas escolares que participarão do desfile se encontraram pela primeira vez para ensaiar a apresentação.

 

Neste ano, uma novidade no desfile será a participação de alunos com deficiências da Escola Classe (EC) 4 do Núcleo Bandeirante, uma escola de Ensino Fundamental I inclusiva. O estudante Gustavo Rafael Matias, de apenas 11 anos, vai se apresentar em Libras ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agradecendo a escolha da escola, que vai homenagear o Rio Grande do Sul.

 

Ângela Aguiar, diretora da EC 4 do Núcleo Bandeirante, única Escola Classe convidada a participar do desfile de 7 de setembro, conta como será a participação. “É uma grande honra para nós, e estamos muito felizes. As crianças estão muito envolvidas com atividades pedagógicas sobre a história brasileira. Nós moramos na capital do Brasil, e eles precisam se sentir parte disso desde pequenos. Os pais estão emocionados, com esse resgate de valores, de identidade e dos símbolos nacionais”, relatou a diretora, satisfeita.

 

A escola também homenageará o Rio Grande do Sul. “Com a questão das enchentes no Rio Grande do Sul, foram trabalhados com as crianças valores como a empatia. É muito bom sensibilizar também as crianças, que aprendem a se colocar no lugar do outro. A escola desenvolveu atividades pedagógicas em conjunto com os ensaios para a apresentação no desfile, para fortalecer esse sentimento nos alunos”, relatou Ângela.

Participação das escolas

 

Alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada de ensino participarão da cerimônia, e terão a oportunidade de vivenciar uma lição de cidadania e amor à pátria. Desde junho as escolas da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) vêm se preparando para o evento, com ensaios técnicos realizados nas unidades de ensino. Paulo de Paula, professor de educação física da Escola Técnica de Brasília, que atua há 14 anos na organização do desfile das escolas, coordenou os ensaios nas unidades escolares.

 

Ensaiamos com todas as escolas participantes, com os 500 alunos que vão desfilar na Esplanada. As bandas ficam por conta dos maestros e os coreógrafos de cada escola. É um trabalho maravilhoso que colabora na formação do caráter desses alunos. É importantíssimo, e batemos nessa tecla durante os ensaios com os alunos, sobre a importância de representar a sua escola, a sua cidade, a sua Regional, o Distrito Federal e o seu país”, celebrou o professor.

 

 

Dentro de toda a logística que envolve o desfile, além de 11 pelotões de estudantes, participarão 50 servidores da SEEDF, representantes de sete Regionais de Ensino. Responsável pela organização dos participantes, a subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Soares Braga, destaca a importância da presença dos alunos no momento cívico.

 

O 7 de Setembro é sempre um momento muito emocionante para todos nós, e para a educação, quando a gente vê jovens estudantes, com esse entusiasmo, ao participar de uma celebração tão linda, da nossa independência do Brasil. No sábado, todos estarão assistindo com muita emoção esse evento que é transmitido para o país inteiro. Os estudantes ensaiaram muito bem as coreografias, com figurino muito bonito e, acima de tudo, compromisso, seriedade e responsabilidade”, declarou a educadora.

Roteiro do desfile

 

Os 11 pelotões que comporão o desfile terão entre 40 e 100 estudantes cada. O primeiro pelotão, que abrirá o desfile das escolas, será composto por estudantes do Centro Educacional (CED) 619 de Samambaia, precedidos por porta-bandeiras. Participarão 40 estudantes, que desfilarão com as bandeiras de cada estado brasileiro. Os pelotões seguintes contarão com as bandas escolares do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 de Planaltina e do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 do Gama.

 

Seguirão ainda os pelotões com alunos do CEF 20 de Ceilândia, que desfilarão uniformizados com placas alusivas ao G20, com mensagens de combate à fome, à pobreza, à desigualdade e à favor da preservação ecológica e da sustentabilidade. Já o pelotão da EC 04 do Núcleo Bandeirante trará o tema “Somos todos gaúchos e prendas”, em homenagem ao Rio Grande do Sul, e os estudantes desfilarão com roupas típicas gaúchas.

 

O CEF 11 do Gama trará o corpo coreográfico, em que os alunos apresentarão movimentos ensaiados, portando bastões e bandeiras. O sétimo pelotão da parada cívico-militar, do CEF Santos Dumont, de Santa Maria, se intitula como “Unidos pela reconstrução do Rio Grande do Sul”. No qual, 100 estudantes desfilarão representando os voluntários que ajudaram na reconstrução do estado: bombeiros, policiais, pescadores.

 

O oitavo e o nono pelotões, com aluno do CED 01 do Guará, também farão homenagem ao G20, grupo que reúne os países com as maiores economias do mundo. Será feito um globo representando os países do G20, e os estudantes desfilarão com um estandarte com o nome e a bandeira de cada país. Fechando o desfile estarão o corpo coreográfico e a banda escolar do Colégio CCI, escola particular de Samambaia.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -