Escola promove especialização em diversas áreas para servidores da SEEDF
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
A Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) abriu, nesta segunda-feira (17), as inscrições para os percursos formativos de 2025. Os servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) interessados em ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas práticas pedagógicas podem se inscrever até o dia 9 de março pelo site da Eape. As aulas terão início no dia 18 de março, e as vagas são limitadas.
Este ano, os professores de unidades parceiras da educação infantil também poderão participar das formações ofertadas pela Eape. Anteriormente, somente os servidores das carreiras Magistério e Apoio à Gestão Educacional (PPGE) e professores temporários podiam se matricular.
Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas do conhecimento, proporcionando formação especializada e alinhada com as demandas da educação contemporânea. Entre os eixos temáticos disponíveis, estão Inclusão e Educação Especial, Metodologias e Práticas Pedagógicas, Gestão Educacional, Educação e Sustentabilidade, Política Nacional do Ensino Médio, Tecnologia da Inovação, Mobilidade e Trânsito e Eixo Transversal.
Confira aqui a relação geral de especializações ofertadas
“A formação continuada é essencial na SEEDF, pois promove o aprimoramento dos servidores, atualiza conhecimentos, desenvolve habilidades pedagógicas e facilita a adaptação às inovações educacionais. Dessa forma, eleva a qualidade do ensino e fortalece a equipe para enfrentar os desafios contemporâneos, tornando o ambiente educacional mais eficiente e eficaz“, afirma Linair Moura, diretora da Eape.
A modalidade dos cursos é híbrida, com três encontros presenciais, e o restante das atividades serão realizadas de forma online. Todo o material ficará hospedado na plataforma Moodle, onde os cursistas poderão acessar o conteúdo para acompanhamento do curso. As aulas online são síncronas, ou seja, ocorrem em uma sala virtual, com todos os alunos presentes, permitindo maior interação e troca de conhecimento entre os participantes.
Além disso, o formador da Eape dará todo o suporte necessário durante a realização do curso, seja nos cursos semestrais, de 90h, ou nas formações mais extensas, de 180h.
Impacto e abrangência
Em 2024, mais de 10 mil servidores participaram das formações oferecidas pela Eape, refletindo diretamente na melhoria da qualidade do ensino da rede pública do Distrito Federal. A iniciativa fortalece a formação continuada como ferramenta essencial para a atualização pedagógica e a inovação na educação.