- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoDF conquista categoria ouro no Selo Compromisso com a Alfabetização

DF conquista categoria ouro no Selo Compromisso com a Alfabetização

Prêmio do MEC reconhece práticas exitosas das secretarias que asseguram o direito à alfabetização

Por Monalisa Silva, Ascom/SEEDF

 

 

Em reconhecimento às iniciativas exitosas que promovem a alfabetização e o letramento dos estudantes na faixa etária adequada, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) recebeu, nesta segunda-feira (10), a classificação ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização do Ministério da Educação (MEC).

 

A premiação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), ao qual o Governo do Distrito Federal (GDF) aderiu. O objetivo é premiar as secretarias de educação estaduais, municipais e distrital pela implementação de boas práticas de política de alfabetização.

 

Ao todo, 4.187 municípios receberam o selo, sendo 2.592 na categoria ouro, 1.062 na categoria prata e 533 na categoria bronze. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da cerimônia de entrega do prêmio realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

 

A gestora destacou que para atingir o compromisso pactuado com o MEC, a SEEDF criou o programa Alfaletrando, que oferece material pedagógico, suporte, acompanhamento e formação para os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, para garantir a alfabetização de 100% das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental.

 

Para alcançar essa conquista, temos o Alfaletrando, programa criado pela rede para alfabetizar o estudante e recompor as aprendizagens. Eu falo com muito orgulho que somos a única unidade da Federação que construiu o seu programa de alfabetização na idade certa. A criança que é alfabetizada no tempo certo segue adiante, sem reprovação, sem distorção e não abandona a escola, porque ela está motivada”, declarou a secretária.

 

Para alcançar essa conquista, temos o Alfaletrando, programa criado pela rede para alfabetizar o estudante e recompor as aprendizagens. Eu falo com muito orgulho que somos a única unidade da Federação que construiu o seu programa de alfabetização na idade certa.

Hélvia Paranagua, secretária de educação do DF

 

O evento contou com a presença de alunos, profissionais da Educação, representantes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), além de autoridades, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Alfaletrando

 

O Programa de Alfabetização e Letramento no Distrito Federal (Alfaletrando) foi criado pelo Decreto nº 45.495, de 2024, e tem como objetivos principais assegurar que 100% das crianças matriculadas na rede pública de ensino estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, e também recompor as aprendizagens, com foco na alfabetização, de todas as crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos da rede pública de ensino, devido ao impacto causado pela pandemia de covid-19.

 

O programa Alfaletrando é estruturado em cinco eixos que orientam suas ações: Governança e elaboração de política distrital de alfabetização; Formação de profissionais da educação e acompanhamento pedagógico; Sistema de Avaliação; Melhoria e qualificação da Infraestrutura física e insumos pedagógicos e Reconhecimento e Compartilhamento de Boas Práticas.

 

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

 

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados que aderiram à política. Em maio do ano passado, o Governo do Distrito Federal (GDF) pactuou, junto ao governo federal, a meta de atingir 80% de alfabetização na idade certa até 2030.

 

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, há indicativos que mostram a evolução do desempenho do país para atingir a meta. “Saímos de 36% e chegamos a 56% das crianças alfabetizadas. Temos uma meta de chegar até 2030 a pelo menos 80%, mas acredito que vamos atingi-la antes”, declarou.

 

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -