SEEDF realiza a XI edição da Plenarinha 2023 onde Plano Distrital pela Primeira Infância é lançado
Soraia Cantanhede/ Ascom SEEDF
A Secretaria de Educação celebrou, nesta quarta-feira (22), o protagonismo infantil nas unidades de ensino do DF com a realização da 11ª edição da Plenarinha que este ano tem o tema ”Identidade e diversidade na educação infantil: eu sou assim e você, como é? ”. O evento aconteceu no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), com a participação de cerca de 1.500 crianças, além de profissionais e parceiros da educação.
Na ocasião, houve o lançamento da Semana do Bebê da Primeira Infância, que integra as atividades do projeto, que terá uma programação de oficinas, lanches, contação de histórias, capoeira, mágica, dentre outras atividades voltadas para os pequenos.
A Plenarinha busca fortalecer o protagonismo infantil nas unidades de ensino públicas do DF e nas instituições parceiras que ofertam a educação infantil.
Ao longo do ano, as unidades escolares trabalharam a temática “Identidade e diversidade na educação infantil: eu sou assim e você, como é?”, com o apoio do Caderno Guia para a Plenarinha 2023/2024, que orienta os profissionais da educação infantil quanto às atividades a serem desenvolvidas, bem como as formas de trabalhar o tema proposto para o período.
A novidade dessa edição ficou por conta do lançamento do 2ª Edição do Plano Distrital pela Primeira Infância 2023-2032, oriundo de uma parceria entre as Pastas da Educação e Justiça. O documento reúne a concretização da participação infantil na construção de um plano com vistas à realização de políticas públicas que garantam os direitos de bebês e crianças.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, fez a abertura do evento e ressaltou a importância desses 11 anos de Plenarinha e da parceria com a Secretaria de Justiça. “É o nosso 11º ano de Plenarinha. Isso significa dar à educação infantil o protagonismo que ela merece. Não se faz política pública sem ouvir o seu principal interessado. Tudo que houver no governo com objetivo de fortalecer a educação infantil é bem-vindo. A Secretaria de Justiça abraçou essa causa junto conosco e agora é avançar com as políticas públicas em prol de uma educação cada vez mais forte aqui no Distrito Federal”.
Parceria
O Plano Distrital foi elaborado, ao longo do ano, ouvindo cerca de 1.540 crianças em diversas unidades de ensino infantil que compõem a rede pública do DF. Além da participação das crianças no processo, houve a contribuição de especialistas de universidades e de profissionais que atuam diretamente com alunos da educação infantil.
Para Thanandra Taísa Pereira Dias, diretora de Atenção e Assistência à Primeira Infância da Secretaria de Justiça do DF, “a criança precisa ter espaço para se expressar, para ser ouvida e para ter as suas opiniões consideradas na construção das políticas públicas.”
Durante todo o ano letivo, os profissionais da educação infantil dialogaram com as crianças e passaram a ter um ouvido mais sensível para poder fazer esses registros e encaminhar para a SEEDF e Sejus com foco na elaboração do Plano Distrital.
A aluna Safira Santana da Silva, 6, da Escola Classe 708 Norte, falou qual foi o seu pedido para a 11ª Plenarinha: “Eu queria mais livros para a gente ler, porque a gente já leu tudo e não tem mais histórias novas. Eu queria que tivesse mais livro de matemática e artes, porque eu gosto de fazer conta, pintar e desenhar também”, contou.
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❝Não se faz política pública sem ouvir o seu principal interessado. Tudo que houver no governo com objetivo de fortalecer a educação infantil é bem-vindo❞ Hélvia Paranaguá
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Plenarinha 2023
A Plenarinha é uma iniciativa pedagógica idealizada pela Secretaria de Educação com vistas ao fortalecimento do protagonismo infantil nas unidades de ensino públicas do DF e nas instituições parceiras que ofertam a educação infantil e o 1º ano de Ensino Fundamental.
A cada ano, as ações promovem o envolvimento das crianças com o mundo das histórias de modo que elas possam conhecer, ouvir, sentir, contar, imaginar e criar suas próprias fábulas, por meio de brincadeiras e vivências, trazendo uma temática nova.
O tema trabalhado este ano busca despertar o valor de cada criança, destacando a singularidade de cada aluno como único.
Além das tarefas voltadas às crianças, a Plenarinha proporciona a formação de professores da educação infantil, pois, durante todo ano, é ofertado às Coordenações Regionais de Ensino treinamentos e capacitações, por meio de cursos ofertados pela Eape.