- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoCrianças são premiadas em concurso de desenho do GDF

Crianças são premiadas em concurso de desenho do GDF

Desenhos mostram pontos turísticos de Brasília na visão dos pequenos

Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

 

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou, nesta terça-feira (31), a premiação do Concurso de Desenho 2023, promovido para filhos e enteados dos servidores e empregados públicos do DF. A regulamentação do concurso foi oficializada por meio da Portaria n° 260, de 21 de agosto deste ano.

 

Esta edição teve como tema Meu cantinho preferido no Distrito Federal – Pontos turísticos e contou com a participação de mais de 600 crianças, que desenharam suas atrações turísticas favoritas da cidade.

 

A iniciativa é da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), vinculada à Secretaria de Fazenda (Sefaz), com o objetivo de reconhecer e valorizar os servidores, incentivando a criatividade e a expressão artística de seus filhos. O projeto também contou com o apoio da Secretaria de Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

 

Foram premiadas 12 crianças com idades entre 5 e 12 anos. Elas também receberam tablets, seis doados pela Secretaria de Turismo e seis pela Fecomércio. Além disso, os desenhos serão estampados no calendário de 2024 do GDF.

 

O secretário executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, afirmou que a qualidade de vida no trabalho tem que ser vista não só no serviço, mas também na família dos funcionários. “O concurso de desenho é uma medida que traz essa oportunidade de trazer a família do servidor para que participe de ações e promoções de qualidade de vida dentro do serviço público”, destacou.

 

O secretário de Fazenda, Itamar Feitosa, reforçou a ideia ao dizer que é necessário manter as pessoas motivadas, trabalhando essa questão desde cedo. “Principalmente depois da pandemia, descobrimos que não é só sobre dinheiro”, pontuou.

 

Os professores das escolas foram os responsáveis pela seleção dos desenhos vencedores. Durante a premiação, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, complementou a fala da secretária da Mulher, Giselle de Oliveira, que dissertou sobre muitas vezes a criança refletir o que está acontecendo na família por meio da arte. “A gente valoriza muito o desenho, porque é uma atividade que expressa o sentimento da criança, inclusive antecede a alfabetização e mostra a visão de mundo dela”, ressaltou Hélvia Paranaguá.

 

 

Os pequenos artistas

 

De acordo com os pais dos participantes, o concurso é uma maneira significativa de apreciar o talento dos jovens, bem como enriquecer e valorizar o trabalho dos servidores por meio de seus filhos, além de enaltecer os pontos turísticos do DF.

 

Na faixa etária dos pequenos entre 5 e 6 anos, o filho da servidora do Departamento de Trânsito (Detran-DF) Rosana Assis de Almeida ficou em 1º lugar. Pedro de Almeida Capucci, 6, reproduziu uma cena da esquadrilha da fumaça atrás do Congresso Nacional, ponto escolhido para o desenho. A mãe conta que ele fez a obra após se encantar no desfile de 7 de Setembro deste ano. Rosana avaliou o impacto do concurso para os pais: “O servidor público precisa muito de atenção e carinho. A gente rala pra fazer a administração pública funcionar e esse tipo de projeto é importante tanto pro servidor quanto pras crianças, destacando nosso filho que é nosso tesouro”.

 

Outro pequeno que manifestou esse dom artístico desde pequenininho foi o Isaac, 7, que ficou em 1º lugar na faixa etária entre 7 e 8 anos. Ele retratou a Praça dos Cristais, um lugar que gosta muito de ir e se sente confortável. Segundo os pais, ele demonstra uma admiração por pedras preciosas. “Ficamos muito felizes, porque foi um dos primeiros concursos de desenho que ele participou. Engaja toda a família e a gente mostra a importância do desenho e da cultura pros nossos filhos. Além disso, traz a importância de estar representando os monumentos que existem na nossa cidade”, afirmou o pai do garoto, Cristiano Cantuária, servidor da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

 

A servidora da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) Luciana Dangelo teve dois filhos premiados no concurso. Vitória, 8, ficou em 2º lugar entre as crianças de 9 e 10 anos, enquanto seu filho Jeremias, 11, ficou em 3º na faixa entre 11 e 12 anos. Por ser incentivada pela família a fazer coisas manuais desde que tinha a idade de Vitória, Luciana sempre introduziu o mundo da arte aos filhos, fazendo parte do entretenimento deles estar no ateliê junto à mãe. “É bacana essa iniciativa do GDF, abre o espaço no serviço público para interagir com a família e incentiva a cultura no dia a dia. A qualidade de vida está implícita nisso”, observou.

 

O 1º lugar da faixa entre 11 e 12 anos ficou para Tiago Borges, 11, filho do servidor da Sefaz Silvio Cesar Borges. Tiago desenhou a ponte JK, atraído pelas diferentes perspectivas que a estrutura proporciona, delineando uma visão por baixo da estrutura. “Quanto mais o ser humano estiver voltado para arte, menos ele estará pensando em coisas ruins. Nem todas as crianças têm a oportunidade de ter aulas de desenho, então quantos talentos não são desperdiçados?”, comenta Silvio, ressaltando a importância da visibilidade destacada pelo concurso do GDF.

 

A secretária executiva de Turismo, Karina Câmara, enfatizou que as crianças também aprendem mais sobre Brasília desenhando, além de engrandecer o turismo cívico da cidade. “Essa é a capital onde temos que nos orgulhar. Cada cantinho da cidade é um museu vivo, a céu aberto”, acentuou.

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -