- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoCED 01 da Estrutural recebe Programa Guardião Escolar

CED 01 da Estrutural recebe Programa Guardião Escolar

Programa visa transformar o ambiente escolar com mais segurança

Por João Pedro Eliseu

 

 

Foi realizada nesta terça-feira (12) a Cerimônia de Implantação do Programa Guardião Escolar no Colégio Cívico Militar Centro Educacional (CVM CED) 01 da Estrutural. Com a participação de agentes da comunidade, o programa visa transformar o ambiente escolar a partir do aumento da sensação de segurança. A escola recebeu reforma nos espaços físicos, tais como: muros, pintura de paredes e melhoria da iluminação.

 

O Programa Guardião Escolar, lançado pelo Batalhão de Policiamento Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), tem como objetivo transformar o ambiente escolar e reforçar a segurança nas instituições de ensino. O programa integra esforços de organizações civis e econômicas, além de órgãos governamentais, promovendo uma rede colaborativa de proteção e apoio. A parceria busca criar um espaço seguro e acolhedor, onde cada cidadão se sinta protegido e valorizado, reforçando o sentimento de pertencimento e a solidariedade entre os envolvidos.

 

 

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, enfatizou a união da comunidade escolar e das instituições de apoio para fortalecer a segurança nas escolas e garantir o sucesso dos projetos educativos. Hélvia destacou que a colaboração entre gestores, professores, pais e autoridades é essencial para criar um ambiente acolhedor e seguro.

 

Foi um ano de muita coragem e trabalho em equipe para tornar as escolas lugares mais seguros e acolhedores para todos“, afirmou, reconhecendo que essa cooperação é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes e para o fortalecimento da confiança na comunidade escolar.

 

O secretário Executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF),  Alexandre Patury, enfatizou a importância da colaboração e da participação ativa na transformação do ambiente escolar. “Se um membro da comunidade vira um guardião, se sente que pertence, se ele acha que tem condições de mudar, ele não muda só a vida dos outros, mas primeiramente a própria vida”, afirmou, destacando como essa união fortalece o ambiente escolar.

 

Alexandre Patury, também agradeceu aos representantes envolvidos pelo apoio essencial ao projeto, reforçando a visão de um trabalho conjunto: “Estamos aqui para trabalhar juntos, e só juntos, no conceito de integralidade, com a participação e a responsabilidade de todos, para que a gente consiga avançar.”

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) reafirma seu compromisso em fortalecer a segurança e a qualidade do ambiente escolar, destacando o papel fundamental da SSP, da PMDF e da comunidade escolar como um todo na construção de espaços de aprendizado mais seguros e acolhedores.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -