Medalha reconhece destaques no serviço público, incluindo autoridades da SEEDF
Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Dedicados ao desenvolvimento do Distrito Federal, 426 agentes públicos e membros da sociedade civil foram homenageados, nesta quinta-feira (12), com a Medalha do Mérito Buriti. A honraria reconhece contribuições relevantes de dedicação e zelo pelo serviço público ou pela comunidade. A comenda foi entregue pelo governador Ibaneis Rocha em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
“Quero agradecer a todos que estão aqui para receber essa honraria do Governo do Distrito Federal. Podem ter certeza de que é exatamente por mérito, por tudo que vocês representam para a sociedade da capital da República. Muito obrigado a todos. Que vocês e seus familiares tenham certeza que é de coração e de grande valia esse momento para todos nós”, afirmou o chefe do Executivo.
Instituída na década de 1970, por meio do decreto nº 1.488, a Medalha do Mérito Buriti é tradição no Distrito Federal. A honraria é concedida a quem se distingue por ações que vão além do dever, como apresentar sugestões que aumentem a produtividade, promovam economia nos gastos públicos ou racionalizem processos administrativos. Além disso, reconhece atos de bravura e desprendimento que beneficiem a sociedade.
Os agraciados recebem uma insígnia circular em dourado fosco, que conta, de um lado, com um espécime de buriti desenhado em alto-relevo brilhoso, símbolo do Cerrado, e do outro, as palavras “Brasília” e “Distrito Federal”, além de um diploma.
Celebração
Entre os agraciados, o servidor da Secretaria de Meio Ambiente Hugo de Carvalho Sobrinho celebrou a conquista: “Eu me sinto realizado. Como servidor público do Distrito Federal desde 2017, ter esse reconhecimento pela administração pública é muito importante, pela dedicação que nós temos no trabalho, não somente eu, mas todos os servidores da secretaria que eu represento”.
“Tivemos um ano muito intenso. O Grupo R2 Produções desenvolveu diversas iniciativas socioambientais. Fomos o maior doador de alimento nacional com o Na Praia, tivemos iniciativas de igualdade de gênero, de redução da desigualdade, de acessibilidade. Fico muito feliz de estar aqui junto a tantas outras personalidades importantes que entregaram um trabalho relevante”, disse o sócio da R2 Produções Eduardo Azambuja, homenageado com a medalha.
Outro agraciado foi o CEO da empresa Is Eco, Kallel Kopp, que recebeu a homenagem pelas ações de sustentabilidade promovidas em parceria com o Governo do Distrito Federal: “Durante todo o ano, realizamos diversos projetos com a Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para arrecadar alimentos e destinar para pessoas que realmente necessitam, além de outras ações de impacto social, com idosos e crianças, levando recreação, educação e muito mais”.
As últimas quatro condecorações foram em 2017, 2018, 2019 e 2021, sendo agraciados 133, 261, 236 e 442 servidores, respectivamente. Desta vez, foram 426 homenageados que tiveram os nomes publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
As indicações para receber a comenda do Mérito Buriti são exclusivas do governador, da vice-governadora, dos secretários de Estado, das autoridades de hierarquia equivalente e dos integrantes do Conselho da Medalha do Mérito Buriti, que têm o papel de analisar os nomes.