Participaram da ação estudantes das Escolas Parque do Plano Piloto
Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF
Os alunos das Escolas Parque da Regional do Plano Piloto participaram, nesta sexta-feira (23), do evento de premiação do Concurso de Artes Rally dos Sertões 2024. O concurso, realizado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), promoveu a reflexão e a participação de professores e estudantes da rede pública de ensino, por meio da confecção de desenhos, sobre o tema ‘Cerrado que Inspira’.
Cada Escola Parque realizou uma seleção interna e três finalistas foram definidos para representarem a unidade na grande final, que aconteceu no Espaço Cultural Professora Neusa França, na sede da SEEDF. Todos os estudantes finalistas ganharam medalhas e os vencedores de cada escola troféus e um kit do Rally dos Sertões.
“Hoje é um dia de muito alegria por estarmos aqui com nossas crianças artistas. Iniciativas como essas incentivam a criatividade delas. Estamos aqui somente para aplaudir”, comentou Vera Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF.
A premiação contou com cinco vencedores e um deles foi a aluna do 5º ano da Escola Classe (EC) 314 Sul Geovana Oliveira. Segundo a estudante, ela se inspirou em carros e em sua escola. “Hoje é um dia muito feliz para mim porque meu sonho é ser artista”, celebrou.
Entre as ações realizadas na premiação, uma delas foi a palestra do Marcos Grossi, primeiro piloto de rally sem pés e sem braços que contou sua história de muita superação e força de vontade. O projeto é um desmembramento do maior evento de rally das Américas, o Rally dos Sertões, e tem como objetivo fortalecer nos docentes e estudantes uma visão apreciativa do território em que vivem e mostrar a importância e a beleza do Cerrado, além de refletir sobre de que forma podemos preservá-lo e mantê-lo vivo.
A professora de artes visuais Katia Siqueira exaltou a importância do evento para incentivar as crianças a buscarem seus sonhos e objetivos. “Essa premiação é um incentivo, inclusive, para aqueles alunos que estão desmotivados, para eles observarem quanto é importante a educação, quanto é importante estarem realmente inseridos dentro do contexto da escola, estar aprendendo, aplicar esses conhecimentos dentro desses concursos é primordial“, destacou.