Estudantes da Escola Classe Cachoeirinha escreveram cartinhas para o bom velhinho e receberam os presentes
Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
A Escola Classe (EC) Cachoeirinha, em São Sebastião, viveu um momento mágico com a entrega de presentes da campanha “Papai Noel dos Correios” na manhã da última sexta-feira (13). A iniciativa, que há 35 anos mobiliza a solidariedade de padrinhos e madrinhas em todo o país, beneficiou os 121 alunos da instituição, localizada em uma região rural cercada por granjas e comunidades do Distrito Federal.
Este ano, 47 instituições do Distrito Federal participaram da campanha, incluindo 24 escolas indicadas pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF). Cada uma atendeu centenas de crianças, garantindo que mais de um presente fosse entregue por aluno, sempre que possível. “Alguns padrinhos são tão generosos que realizam todos os desejos das cartinhas“, comemorou Paulo Henrique Soares, superintendente Estadual dos Correios de Brasília. Cada criança pode pedir até três presentes, entre os quais o padrinho escolhe qual oferecer.
Neste ano, a EC Cachoeirinha contou com a parceria da Infraero, uma madrinha corporativa que apoiou a ação. A parceria entre a Infraero e a campanha “Papai Noel dos Correios” foi essencial para atender os sonhos dos estudantes da escola neste Natal. Segundo Emanuelle Soares, superintendente de Participações Societárias da empresa, a mobilização interna foi intensa, com grande engajamento dos empregados.
“Fizemos uma campanha linda, incentivando todos a acolherem as crianças, e muitos levaram a ação para suas famílias, ensinando os próprios filhos a importância de fazer o bem”, destacou. Emanuelle também ressaltou o impacto transformador da iniciativa, especialmente para as crianças em situação de vulnerabilidade.
A escola, que atende 26 estudantes da educação infantil e 95 dos anos iniciais do ensino fundamental, é um reflexo da comunidade ao seu redor. Muitos alunos são filhos de trabalhadores locais, o que reforça a importância do vínculo da instituição com a vizinhança. Além disso, o atendimento em tempo integral, realizado três vezes por semana, proporciona uma rotina escolar enriquecida por atividades esportivas e diversificadas, ampliando as oportunidades educacionais e sociais para as crianças.
Impacto positivo
O impacto do projeto vai além dos presentes, resgatando sonhos e renovando a esperança de dias melhores. “Quando um projeto como esse chega, ele devolve às crianças a alegria e a fé em um mundo baseado no amor e no respeito”, avaliou o representantes dos Correios.
A campanha, promovida pelos Correios, estimula desde 2010 os alunos de escolas públicas a escreverem cartinhas para o bom velhinho, um exercício que incentiva a escrita e desenvolve habilidades emocionais e cognitivas. Com o apoio de padrinhos, empresas e voluntários, a iniciativa busca atender crianças que, muitas vezes, vivem em situação de vulnerabilidade.
A campanha segue até esta segunda (16), e qualquer pessoa pode contribuir, seja apadrinhando uma carta ou deixando presentes avulsos em unidades dos Correios.