Claudemir Soares subiu no pódio na série prata da competição após vencer cinco adversários
Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
A equipe do Distrito Federal viveu um verdadeiro dia de lutas nessa quinta-feira (26) nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, realizados em Recife (PE). Nas disputas do taekwondo e do caratê, o time brasiliense conquistou medalhas, inclusive uma de ouro, garantida pelo estudante do Colégio Cívico-Militar Centro Educacional (CED) 01 do Itapoã Claudemir Soares de Oliveira, de 14 anos. O atleta de taekwondo venceu o adversário de Pernambuco e garantiu a medalha de ouro na série prata dos JEBs.
A disputa foi realizada nesta quinta (26), no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife (PE). O caminho até o pódio foi longo e Claudemir enfrentou cinco oponentes durante a competição. Apesar das dificuldades, saiu vitorioso.
“Estou quebrado, mas feliz, porque fiquei em primeiro lugar na série prata. Isso significa muito pra mim, já que é meu primeiro e último JEBs. São anos treinando, e vencer na final contra um adversário da casa foi uma missão e tanto. Vou continuar treinando e me preparando para outro campeonato em novembro”, contou.
São anos treinando, e vencer na final contra um adversário da casa foi uma missão e tanto.
Uma das inspirações de Claudemir é o irmão Clayton Soares, de 16 anos, que também é atleta de taekwondo e já competiu nos JEBs e nos Jogos Escolares da Juventude. “Nós começamos juntos no taekwondo. Estávamos passando na rua e encontramos um alojamento, e decidimos participar. Pensávamos que era só uma brincadeira, mas quando vimos, já estávamos com dois anos de treinamento”, afirmou Claudemir.
O time de taekwondo do DF se despede da competição com um quadro cheio de medalhas. Ainda na quinta-feira, mais três estudantes brilharam e subiram no pódio. Ana Beatriz Cruz, de 12 anos, do Colégio Vencer, e Érick Gabriel Teixeira, de 14 anos, do Colégio Educativo Passionista de Santa Esperança, levaram medalha de bronze na série prata. Já Mateus Souza Santos, de apenas 11 anos, do Colégio Esplanada, também conquistou bronze na série bronze.
O instrutor de artes marciais no Centro Olímpico do Recanto das Emas, Klevisson Mendes Caixeta, técnico dos alunos, acompanhou de perto a jornada dos atletas nos JEBs e ficou emocionado com os resultados da equipe.
“Missão cumprida, graças a Deus. Estou muito feliz com os resultados e a experiência que os meninos adquiriram. Vamos voltar pra casa, treinar ainda mais. A maioria dos meninos é jovem e tem chance de voltar ano que vem, então, se Deus quiser, voltaremos com uma delegação ainda mais forte”, afirmou.
Caratê
A quinta-feira também foi de jogos e medalhas para o time de caratê do Distrito Federal, que se despediu dos JEBs 2024 com conquistas na competição. Murilo de Paula, de 14 anos, do Centro Educacional (CED) Vale do Amanhecer, garantiu o ouro na série prata, e a estudante Sofia Miyuki, 12 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 15 de Taguatinga, ficou com a medalha de bronze na série bronze.
Já o estudante Arthur Araújo, de 13 anos, do Colégio Tiradentes, ficou com a prata na série ouro, e a aluna do Colégio La Salle de Águas Claras Maria Eduarda Monteiro, de 12 anos, conquistou o bronze na série prata.
O professor da Associação Hardy em Sobradinho, Filipe Hardy, técnico do time, avaliou a performance dos atletas. “Saio muito feliz e satisfeito com o resultado e com o desempenho dos atletas. Todos se entregaram durante as lutas e disputas, deram o melhor de si, e é assim que deve ser.”
O professor também comentou sobre o campeonato e a estrutura oferecida aos atletas. “Os JEBs são muito diferenciados. Além da megaestrutura, proporciona aos estudantes uma oportunidade única de viajar e conhecer pessoas de outras cidades e estados, além de ver a praia, algo que muitos talvez nunca teriam a chance de conhecer. Ver a alegria e a satisfação deles em participar de algo tão grande, que para muitos era inimaginável, é muito gratificante”, finalizou.
JEBs 2024
Os jogos são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e da Federação Regional de Desporto Escolar do DF e Entorno. A iniciativa enfatiza a importância do investimento em atividades esportivas como um caminho para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. Para isso, a SEEDF enviou à Recife uma delegação de 245 membros.