Doenças auditivas podem atrapalhar a aprendizagem em sala de aula
Por Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Educação do Distrito Federal promove ações para o Dia Nacional de Combate à Surdez. Até sexta-feira (10), em frente ao Shopping Conjunto Nacional, profissionais ofertam, de graça, exames de audiometria para estudantes e para a comunidade.
Para ser atendido, basta se dirigir ao local e pegar uma senha às 8h e às13h com atendimento por ordem de chegada. Em seguida, há uma triagem para ver se o estudante apresenta alguma variação auditiva e, se necessário, será realizado os demais procedimentos com vistas ao diagnóstico correto. Desde segunda-feira (6), já foram realizados mais de 400 atendimentos.
Os atendimentos audiológicos são realizados pela Gerência de Saúde do Estudante (Gease), em parceria com institutos e clínicas. Essa ação é parceia com o Instituto Brasiliense de Otorrino e tem o objetivo de ofertar atendimento aos estudantes da rede pública de ensino que podem atrapalhar a aprendizagem em sala de aula.
Larisse Cavalcante, gerente de Saúde do Estudante da SEEDF, destaca a importância do exame para o bom desempenho do aluno. “Muitos estudantes não alcançam os esperados na escola, porque apresentam dificuldades auditivas importantes. Esse atendimento especializado é oneroso. Assim, esse tipo de iniciativa e parceria são fundamentais para que o estudante da rede pública de ensino possa desenvolver seu potencial máximo de aprendizagem em sala de aula”, diz.
Maria Eduarda, 7, e Carlos Daniel, 11, são alunos da Escola Classe Aguilhada de São Sebastião, e foram fazer o teste da audiometria nesta quinta-feira (9). O pai, Daniel Santos Martins, conta que as crianças não ouvem bem e que isso prejudica o aprendizado na escola. “Eles estavam com um leve problema de audição. O professor observou e me comunicou. Aí ficamos atentos. Depois a escola informou que haveria essa ação aqui gratuita para os estudantes da rede, por isso eu trouxe os dois aqui”, completou.
Essa ação compõe um rol de atendimentos de saúde que vem sendo oportunizado pela Gerência de Saúde do Estudante com vistas a apoiar os estudantes que apresentem condição de saúde diferenciada ou déficit de aprendizagem relacionado a alguma situação de doença não diagnosticada.