Uma tarde de acolhimento e empoderamento feminino para as mulheres atendidas pelo programa Direito Delas nesta segunda-feira (19). Esse foi o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), a Clínica de Estética Singular Medicina & Ensino e a Ressy Carla Robes Personalizados.
Em bate-papo com as empresárias, as mulheres que participam do Núcleo Direito Delas em Ceilândia e no Guará tiveram noções de empreendedorismo, participaram de um workshop de skincare e receberam kits para colocarem em prática em casa as lições aprendidas no evento. Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, “a violência doméstica afeta as mulheres em múltiplas dimensões, mas principalmente quanto à autoestima. Eventos de acolhimento e sobre empreendedorismo feminino fortalecem a rede de apoio promovida pelo programa que busca proteger, coibir as violações de direitos e promover a inserção das mulheres no mercado de trabalho”.
Beleza delas
Vestida com um robe exclusivo, Maria do Rosário Teixeira era uma das mais entusiasmadas durante o workshop. Atendida no Núcleo do Direito Delas de Ceilândia, ela hoje compreende a importância do autocuidado, mas nem sempre foi assim. “Eu não conseguia me olhar no espelho, nunca ia ao salão de beleza, evoluí por meio do atendimento psicológico e resgatei minha autoestima. Hoje, sou feliz!”, afirmou.
Segundo Priscilla Ribeiro, atendida pelo Núcleo Direito Delas no Guará, “o programa é muito importante porque proporciona momentos como esse e restaura nossa esperança. A pretensão do agressor é nos deixar sem perspectiva, mas hoje, reagimos”, destaca.
Acolhimento e apoio às vítimas
O programa Direito Delas foi criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) para atender vítimas diretas, que são mulheres em situação de violência e seus familiares; crianças e adolescentes de 7 a 14 anos vítimas de estupro e vítimas de crimes contra a pessoa idosa. A iniciativa oferece atendimentos social, psicológico e jurídico em nove núcleos existentes, sendo um em cada cidade: Ceilândia, Estrutural, Guará, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas e Samambaia.
*Com informações da Sejus-DF
Fonte: Agência Brasília