- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalDF é pioneiro com mulheres comandando PMDF e Corpo de Bombeiros

DF é pioneiro com mulheres comandando PMDF e Corpo de Bombeiros

Diário Oficial do DF desta terça-feira (9) traz a nomeação da nova comandante-geral da PMDF, Ana Paula Barros; CBMDF tem no comando, desde 2021, a coronel Mônica Miranda

Com nomeação publicada na edição desta terça-feira (9) no Diário Oficial do DF (DODF), a coronel Ana Paula Barros Habka assume o comando-geral da Polícia Militar do DF (PMDF). Com isso, o Distrito Federal passa a ser a primeira unidade da Federação a ter mulheres à frente das forças militares de segurança, juntamente com a coronel Mônica Miranda, que comanda o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) desde 2021. Ela é a primeira mulher a comandar um corpo de bombeiros no país.

“Em conversa com o governador Ibaneis Rocha, acertamos a nomeação da nova comandante-geral. Um dos nossos objetivos neste ano é fortalecer o combate à violência contra a mulher e, com duas mulheres no comando das corporações, esperamos uma atenção ainda maior para o fortalecimento de ações nesta área”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Esse ineditismo aqui no DF mostra o fortalecimento da mulher na conquista de espaços de poder e esperamos, assim, inspirar outros estados”, completa.

A coronel Mônica Miranda comanda o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) desde 2021

O ex-comandante Adão Teixeira se aposentou da corporação. “Agradeço a dedicação do coronel Adão neste período que esteve à frente dessa corporação, que é motivo de orgulho para todos nós”, parabenizou o titular da SSP-DF.

Currículo

A coronel Ana Paula ingressou na PMDF em 1994. De subcomandante da corporação, atuou como chefe do Estado Maior. Ela já esteve à frente da Companhia do Batalhão de Operações Especiais e atuou como chefe de Segurança da Vice-Governadoria da Casa Militar do DF e juíza militar na Auditoria Militar do Distrito Federal. Formada em Educação Física e bacharel em Direito, a nova comandante-geral já realizou cursos operacionais, como Cinotecnia, pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), repressão às drogas e segurança de autoridades.

*Com informações da SSP-DF

Comentários

[wce_code id=1]
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -