A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) assinaram na manhã de hoje (20) um Acordo de Cooperação que permite ao Instituto usar o sistema de controle patrimonial desenvolvido pela Caesb e receber a doação de bens e equipamentos de TI.
Ao todo, a Caesb vai doar 578 itens, sendo 284 monitores, 184 CPUs, 11 Notebooks, um ar condicionado e 98 poltronas, cadeiras e longarinas, que se encontram em condições de uso, mas não estão sendo usados pela companhia. Os itens doados serão usados para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da rede pública de saúde do DF, especialmente nas unidades que estão sob a gestão do IGESDF, como o Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital Cidade do Sol, em Ceilândia, e unidades de pronto atendimento (UPAs), vinculadas à Secretaria de Saúde.
O acordo celebrado entre os dois órgãos também autoriza o IGESDF a utilizar o sistema de gestão patrimonial desenvolvido pela Caesb, que possibilita a localização de bens de forma rápida, categorizada e georreferenciada, com foto, data, hora e dados específicos de cada item de inventário, seja ele qual for. A metodologia permite localizar bens perdidos, visualizar o novo banco de dados com imagens (fotos), realizar a transferência de bens online (semelhante), entre outros resultados alcançados.
Presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explicou a importância da doação: “Na renovação da Caesb, do nosso Parque Tecnológico, esses computadores muitas vezes ficam desatualizados para quem precisa de equipamentos mais pesados, como é o caso dos engenheiros. Mas, para a equipe administrativa, eles estão perfeitos. Todos passaram por revisão, e hoje estamos doando 200 computadores e um conjunto completo de mobiliários, que atendem às necessidades do IgesDF. Como uma companhia pública, achamos muito bacana essa interação entre os órgãos e o trabalho conjunto”.
A doação fortalece a infraestrutura do IgesDF, responsável pelos hospitais de Base e de Santa Maria e pelas unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, destacou os benefícios desses equipamentos. “Estamos muito felizes com essa doação, que inclui dois softwares: um desenvolvido pela Caesb, para a gestão do patrimônio, e outro para gerenciar contratos. Vai agregar muito à nossa gestão e ao dia a dia de nossos trabalhadores e pacientes. A partir do momento que conseguimos mais colaboradores, conseguimos reduzir o tempo de espera e agilizar a prescrição de medicamentos, o que faz toda a diferença na assistência”, explicou.
Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)