O Distrito Federal (DF) obteve o melhor resultado em toda a região Centro-Oeste no cumprimento das condicionalidades de saúde do programa Bolsa Família. No primeiro semestre deste ano, cerca de 278 mil pessoas, que representam 80,74% dos beneficiários, realizaram o acompanhamento junto às equipes de Saúde da Família da Secretaria de Saúde (SES-DF). O DF ficou praticamente no mesmo patamar da média nacional, que chegou a 81,1%.
As condicionalidades são compromissos que as famílias beneficiárias do Bolsa Família assumem nas áreas de saúde e educação. O cumprimento das obrigações é condição para que as famílias continuem a receber o benefício financeiro. O objetivo é garantir a oferta das ações básicas, potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a sua inclusão social.
O público-alvo do Bolsa Família engloba gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos. Na área da saúde, as equipes da SES-DF avaliam a continuidade do pré-natal das grávidas e a atualização do cartão de vacina, bem como o acompanhamento nutricional infantil.
De acordo com a coordenadora distrital do Programa Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana, os resultados mostram a dedicação das equipes de saúde em estratégias para monitorar as famílias. “Os números demonstram que o DF está no caminho certo para fortalecer ainda mais o acompanhamento dos beneficiários. A contínua atuação dos profissionais e a implementação de ações eficazes nas regiões de saúde asseguram que o Bolsa Família continue a cumprir seu papel no DF”, avalia.
Panorama do DF
A Região de Saúde Sul, que inclui Gama e Santa Maria, apresentou o melhor desempenho percentual, com 95,13% de acompanhamento, totalizando 36.197 beneficiários. Já o maior número total de acompanhados da capital federal está na Região de Saúde Oeste (Brazlândia e Ceilândia), que somou 67.061 beneficiários acompanhados (83,97%).
As outras regiões de saúde alcançaram os seguintes índices de acompanhamento e quantidade de beneficiários: Central, 91,47% (6.089); Norte, 80,83% (43.936); Leste, 79,76% (35.489); Centro-Sul, 75,31% (29.105); e Sudoeste, 74,60% (55.891). Confira como são divididas as Regiões de Saúde do DF.
*Com informações da SES-DF
Fonte: Agência Brasília