A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento injetável de uso semanal para reduzir o sobrepeso e obesidade.
O princípio ativo da injeção é a semaglutida. Ela é uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, que produzimos naturalmente no intestino e que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade. O médico endocrinologista Pedro Leão conta que a substância gera uma série de efeitos que auxiliam no emagrecimento.
A injeção da semaglutida deve ser aplicada apenas uma vez na semana. Pesquisa feita pelo laboratório que produz a medicação mostrou que o medicamento promoveu uma redução média de 17% do peso corporal.
Apesar dos benefícios, o endocrinologista Pedro Leão alerta que um profissional de confiança deve ser procurado para indicar ou não o tratamento.
Mesmo após a aprovação, ainda não há data definida para a comercialização do medicamento.
- SUS retoma aplicação de duas doses de reforço da vacina contra a poliomielite
- Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026
- Raoni apresenta quadro de saúde estável, sem febre e com rins funcionando
- Festas juninas e julinas elevam risco de queimaduras em crianças e adolescentes
- Realidade dos manicômios judiciários é tema do Caminhos da Reportagem
Ouça na Radioagência Nacional:
*Com supervisão de Raquel Mariano Rodrigues
Fonte: Agência Brasil
