Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) homenageou a campanha do Outubro Rosa — movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, incluindo prevenção e diagnóstico precoce. Ele lembrou que a campanha foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Castro ressaltou também que o dia 19 de outubro foi definido com o Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama, e que o Senado promoveu, a seu pedido, uma sessão especial na terça-feira (26) destacar essa data. Ele disse que se trata de um “tema tão sensível, tão caro e tão importante para a saúde das mulheres”.
— O câncer de mama, quando rastreado precocemente, feita a mamografia, encontrada a alteração e, em seguida, feitos a biópsia e o tratamento, desde que tudo de maneira precoce e com boa técnica médica, permite salvar a vida de mulheres.
O senador, no entanto, admitiu que infelizmente o diagnóstico precoce não é uma realidade para muitas brasileiras.
— Então, como médico, como ex-ministro da Saúde, eu não poderia encerrar o mês do Outubro Rosa sem apelar aqui a toda a sociedade brasileira para que façamos, de verdade, um mutirão em favor da saúde da mulher do Brasil.
- Vídeo: CESp debate o esporte na formação cidadã – 23/6/26
- Prisão preventiva para quem bebe e mata no trânsito tem voto favorável na CCJ
- Girão elogia atuação do ministro André Mendonça no caso do Banco Master
- Hermes Klann defende penas maiores para pichação
- Em audiência, feirantes do DF relatam medo de perder locais de trabalho
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
