A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (6) requerimento (REQ 9/2024) do presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS) para a realização de audiência pública com o objetivo de apresentar o lançamento da Missão Josué de Castro – Brasil no combate à fome.
A missão foi anunciada por movimentos sociais em dezembro de 2023, durante a plenária de encerramento da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar, que aconteceu em Brasília. A intenção é alimentar 5 milhões de pessoas a partir de sistemas alimentares de base familiar, camponesa, agroecológica, solidária e com o estabelecimento de circuitos curtos de abastecimento. A data da audiência ainda não foi divulgada.
Josué de Castro (1908-1973) nasceu em Recife. Foi médico, escritor, geógrafo, cientista social, político e embaixador junto à ONU. Reconhecido mundialmente por sua luta contra a fome, foi autor de mais de 30 obras, sendo Geografia da Fome: A Fome no Brasil, escrita em 1946, uma das mais destacadas. O livro apresenta um retrato trágico da situação da fome no país e suas raízes profundas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado