15/06/2022 – 21:03
Acervo IBGE
Censo demográfico deveria ter sido realizado em 2020
A Medida Provisória (MP) 1125/22 prorroga, por até dois anos, os contratos temporários de 393 analistas censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A MP foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15).
Segundo a exposição de motivos da MP, assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a pandemia de Covid-19, em 2020, e a falta de recursos orçamentários, em 2021, levaram ao adiamento do censo demográfico, que deverá começar apenas em agosto de 2022, com cerca de dois anos de atraso.
- Comissão aprova capacitação de primeiros socorros voltada a alunos com doenças crônicas
- Comissão aprova diretrizes de sustentabilidade para unidades de saúde públicas
- Comissão aprova possibilidade de transporte remunerado de passageiros por moto
- Comissão debate condições de trabalho no setor de call center; participe
- Governo sugere flexibilizar regras para suplementação de despesas específicas
“Seguidos adiamentos geraram impactos no planejamento inicialmente traçado para a realização da pesquisa censitária, sobretudo quanto à utilização de servidores temporários para fazer frente ao grande incremento de trabalho experimentado pelo IBGE durante o censo demográfico”, explicou Guedes.
Tramitação
A medida provisória será analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Ana Chalub
Com informações da Agência Senado
Fonte: Agência Câmara de Notícias
