18/11/2021 – 08:12
Depositphotos
Segundo a Febraban, houve aumento de 70% nos registros de tentativa de golpe
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza seminário virtual nesta quinta-feira (18) sobre o papel do Parlamento brasileiro no combate aos crimes cibernéticos.
País vulnerável
O deputado Bibo Nunes (PSL-RS), um dos que propuseram a realização do seminário, lembra que os golpes pela internet não são novidade, e que o Brasil hoje é um país vulnerável. “Só em 2019, houve 24 bilhões de tentativas de ataque. A situação piorou com a pandemia, pois parcela da população passou a demandar mais da internet em seu dia a dia. De acordo com pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve aumento de 70% nos registros de tentativa de golpe usando links com o nome dos bancos como isca para fisgar o consumidor e roubar dados”, observou o deputado.
O seminário também atende requerimentos apresentados pelos deputados Luis Miranda (DEM-DF), Rodrigo Coelho (Pode-SC), Luiza Erundina (Psol-SP) e Angela Amin (PP-SC).
Debatedores
A primeira mesa do seminário vai tratar do “Panorama geral sobre os crimes cibernéticos no Brasil: principais conceitos e desafios”. Confirmaram presença os seguintes convidados:
- representante da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Adepol-DF), delegada Regilene Siqueira Rozal;
- representante do delegado chefe da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal, Giancarlo Zuliani, delegado Dario Taciano de Freitas Junior;
- o diretor-geral do Instituto Liberdade Digital, Diogo Rais;
- o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Carlos Affonso Souza;
- o consultor da Motion Picture Association (MPA), Ygor Valerio;
- o diretor Jurídico-Regulatório da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Jonas Antunes Couto;
A segunda mesa do seminário terá como tema: “Proteção de crianças e adolescentes no ambiente cibernético”. Confirmaram presença:
- a ex-chefe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Ana Cristina Santiago;
- o diretor de Assuntos Parlamentares da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Evandro Mário Lorens;
- o presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares Nunes de Oliveira; e
- o membro da Coalizão Direitos na Rede, Rafael Zanatta.
Da Redação – RS
Fonte: Agência Câmara de Notícias