12/08/2021 – 21:33
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Márcio Labre, relator da proposta na comissão
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove audiência pública na segunda-feira (16) sobre o Projeto de Lei 4349/19, que propõe a inclusão de aviso de saúde em fotos de modelos retocadas digitalmente.
O debate ocorre às 14h30, no plenário 13, com transmissão interativa pelo e-democracia.
O pedido para o debate é do deputado Márcio Labre (PSL-RJ), relator da proposta na comissão. Labre ressalta que, atualmente, é comum a alteração de imagens que serão publicadas no dia a dia. “Essas imagens modificadas podem fazer com que a sociedade acredite numa realidade que, geralmente, não existe, pois aquela imagem é manipulada para apresentar uma pessoa perfeita”, afirmou.
Ele cita ainda especialistas que defendem que a exposição a padrões irrealistas de beleza pode levar a vários tipos de problemas psicológicos, estéticos e alimentares. “Esse tipo de manipulação atinge principalmente os jovens e mulheres maduras que buscam a perfeição, do corpo, da pele, do cabelo, do rosto, e muitas vezes não conseguem atingir esse objetivo pessoal e acabam entrando em depressão, pois em alguns casos não tem condições financeiras para tais tratamentos e procuram o mais barato acabando nas mãos de profissionais que não estão capacitados para efetuar os procedimentos oferecidos”, alertou.
Foram convidados para o debate:
- diretora de assuntos corporativos, governamentais e sustentabilidade da Unilever Brasil, Suelma Rosa;
- diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e também representante da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Ricardo Pedreira;
- coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio, Joana Novaes; entre outros.
Confira a lista de convidados.
Da Redação – GM
Fonte: Agência Câmara de Notícias