27/05/2022 – 18:14
Marcos Corrêa/Presidência da República
Usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza audiência publica na terça-feira (31) para debater o reajuste nos valores das bandeiras tarifárias de energia elétrica, apresentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
- Comissão aprova criação de plataforma para aproximar pequenos municípios e universidades
- Comissão aprova criação de programa de transporte público entre municípios do interior
- Comissão de Educação aprova projeto que prorroga bolsas de pesquisa para pais estudantes
- Comissão aprova programa de incentivo à exportação sustentável da cadeia da moda brasileira
- Comissão aprova proposta de apoio a empreendedores negros
O deputado José Nelto (PP-GO), que pediu o debate, disse que a Aneel pretende aplicar os novos valores da tarifa de energia a partir de junho.
“Se aprovada do modo em que foi apresentada, a proposta importará em expressiva elevação no preço ao consumidor. Para as bandeiras amarela e vermelha, o reajuste será de 56% e 57%, respectivamente”, disse o deputado.
Para ele, não parece convincente a justificativa de que os principais motivos que levaram à alta dos valores decorrem da inflação acumulada no período e do custo de geração de energia.
“O volume atual de armazenamento de água dos reservatórios nacionais está em níveis satisfatórios, ou seja, não há escassez hídrica”, completou José Nelto.
Debatedores
Foram convidados para a audiência:
– o diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto;
– o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi;
– a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Christianne Dias; e
– o secretário Nacional do Consumidor, Rodrigo Henrique Roca Pires.
Da Redação – RS
Fonte: Agência Câmara de Notícias
