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Centro de Estudos da Câmara discute uso da pedagogia restaurativa no combate à violência nas escolas

24/10/2023 – 06:47  

Fernando Frazão/Agência Brasil

Até abril deste ano já haviam sido registrado 24 ataques a escolas

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (24), a contribuição da pedagogia restaurativa no enfrentamento à violência nas escolas.

A audiência será realizada a partir das 16 horas, no plenário 16, a pedido dos deputados Reimont (PT-RJ), Professora Goreth (PDT-AP), Jorge Goetten (PL-SC).

Pedagogia restaurativa, segundo Professora Goreth (PDT-AP), é a metodologia que promove a paz por meio de uma abordagem educacional focada em construir relações saudáveis e na resolução de conflitos priorizando o diálogo e a empatia.

A deputada afirma que a crescente preocupação com a violência nas escolas Brasil tem suscitado a necessidade de se fazer um debate multidisciplinar. Goreth acrescenta que o Amapá, tem uma exemplar iniciativa de promoção da cultura da paz alicerçada na teoria da pedagogia restaurativa.

O combate à violência escolar é tema de um estudo em andamento no Cedes da Câmara e é relatado pelo deputado Da Vitória (PP-ES).

 

 

O que é o Cedes
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise e discussão de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil.

Desde sua instalação, em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes.

O colegiado é composto por 23 parlamentares e presidido pelo deputado Da Vitória.

As publicações podem ser baixadas gratuitamente aqui ou podem ser adquiridas no site da Livraria da Câmara.

da Redação – ND

Fonte: Agência Câmara de Notícias

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