Para promover o esporte como aliado no enfrentamento às violações de direitos humanos no Brasil, o Governo Federal lança, nesta quarta-feira (17), o programa Integra Brasil. A iniciativa tem como foco incentivar a conscientização sobre direitos humanos, a educação antidopagem e os valores do espírito esportivo em ambientes esportivos e escolares por meio de todas as modalidades do futebol.
O programa foi instituído por meio de decreto, assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, em reunião no Palácio do Planalto. A iniciativa ainda tem o objetivo de reduzir o uso de álcool e outras drogas em espaços esportivos e a desigualdade de acesso à prática esportiva e aos ambientes esportivos.
O Integra Brasil será coordenado pelo Ministério da Cidadania, com o apoio dos ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e da Educação (MEC). As ações do programa serão executadas por meio de uma parceria entre União, estados, Distrito Federal, municípios e entidades públicas e privadas.
Integra Brasil
Lançado em 2019 e executado em 2020 como um projeto idealizado pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Integra Brasil, por meio do decreto, deixa de ser um projeto ministerial para se tornar um programa governamental, tornando-se, portanto, ainda mais forte.
Além do novo status, o Integra Brasil ganha mais força de ação com mais dois parceiros em 2021: o Ministério da Educação e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Assim, atuar na plataforma estudantil passa a ser um dos objetivos do Integra Brasil.
Público-alvo
O Integra Brasil é direcionado, prioritariamente, para públicos relacionados à prática do futebol, como atletas de base e profissionais escolares e esportivos. Além disso, crianças, adolescentes, jovens e as famílias praticantes desse esporte, incluindo o paradesportivo, formam o público-alvo da iniciativa.
O programa será implementado por meio de campanhas de prevenção, capacitações de profissionais do esporte que atuam com crianças, adolescentes e jovens nas temáticas relacionadas aos direitos humanos.
Para contribuir com a redução da exposição de crianças e adolescentes a situações de vulnerabilidade social, o Integra Brasil ainda promoverá projetos esportivos e paraesportivos educacionais, de lazer e inclusão social no contraturno escolar.
Com informações do Ministério da Cidadania