O Presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã desta sexta-feira (12), na Base Aérea de Brasília, para Lisboa, em Portugal, de onde segue para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A chegada da comitiva presidencial ao Oriente Médio está prevista para a manhã de sábado (13). Antes de embarcar, o Presidente Jair Bolsonaro fez a transmissão interina de cargo para o vice, Hamilton Mourão.
A agenda oficial no país árabe começa com um encontro com o Emir de Dubai, o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, para uma reunião bilateral no sábado. No domingo (14), a agenda segue com a cerimônia de abertura de exposição voltada para o setor de aviação civil e militar, a Dubai Airshow. No mesmo dia, o Presidente Jair Bolsonaro visita a fábrica da BRF na zona industrial de Kizad, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde vai conhecer a planta industrial e as cinco linhas de produção da fábrica, que produz com carne brasileira.
Na segunda-feira (15) é o Dia Nacional do Brasil na Expo Dubai, e o Presidente Jair Bolsonaro vai fazer uma visita ao pavilhão brasileiro. Além disso, ele ainda vai participar da abertura do Invest in Brazil Forum, seminário da Agência Brasileira de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) que vai debater oportunidades de investimentos e ambientes de negócios ligados à segurança alimentar, mudanças climáticas e indústria sustentável.
Na terça-feira (16), a agenda do Presidente Jair Bolsonaro será no Bahrein, onde ele vai participar da inauguração da Embaixada do Brasil em Manama, capital do país da região do Golfo Pérsico. Depois, ele se encontra com o rei do país, Hamad bin Isa Al Khalifa
Na quarta-feira (17), a comitiva presidencial vai ao Qatar. O Presidente Jair Bolsonaro vai ser recebido pelo Emir Tamim Bin Hamad Al Thani e deve assinar acordos.
Expo Dubai 2020
A Expo Dubai é uma exposição universal em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. O evento é itinerante e busca reunir diferentes nações para debater soluções inovadoras para desafios mundiais.
Este ano, ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até o dia 31 de março de 2022. O Brasil e outras 191 nações estão instalados em pavilhões nacionais distribuídos entre Dubai e Abu Dhabi.
Pavilhão brasileiro
O Brasil montou seu pavilhão no distrito da sustentabilidade. Organizado pela Apex-Brasil, que é vinculada ao Ministério de Relações Exteriores, o espaço tem quase quatro mil metros quadrados.
A ideia é proporcionar ao visitante a experiência de estar imerso no ambiente natural do país, passeando por suas paisagens. O espaço reproduz a Floresta Amazônica com 125 megaprojetores dando vida à biodiversidade do país, exibindo imagens dos patrimônios históricos, culturais, festas populares, cidades brasileiras e fontes de energia renováveis. A água ocupa metade do pavilhão, inspirado nos rios brasileiros, especialmente no Rio Negro, um dos maiores da nossa hidrografia.
A comitiva presidencial tem retorno previsto para Brasília na quinta-feira, dia 18.