O Presidente da República, Jair Bolsonaro, visitou, na tarde desta quarta-feira (11/05), a 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), em Maringá, no Norte do Paraná. A feira é realizada entre 5 e 15 de maio e é uma das mais importantes do país.
Em discurso, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o Governo Federal vem fazendo esforços para garantir o fornecimento de fertilizantes no país e que, há poucos dias, o Brasil recebeu quase 30 navios carregados com fertilizantes vindos da Rússia. Ele também ressaltou que uma das prioridades do Governo Federal na área agrícola é a concessão de títulos de terras provisórios ou definitivos para assentados da reforma agrária.
O Presidente Jair Bolsonaro frisou, ainda, a visão da diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, de que o mundo não vive sem o agronegócio brasileiro. Segundo o Presidente Jair Bolsonaro, o país é responsável pela alimentação de mais de um bilhão de pessoas no mundo.
Durante a visita, o Ministério da Infraestrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinaram ordem de serviço para pavimentação de 13 quilômetros da BR-376, no Contorno Sul Metropolitano de Maringá. O ministro da Infraestrutura em exercício, Bruno Eustáquio, ressaltou que serão investidos R$ 247 milhões na obra durante os próximos dois anos e que serão gerados cerca de mil empregos.
Expoingá
Realizada pela Sociedade Rural de Maringá, a Expoingá apresenta as inovações dos principais setores da economia brasileira, movimentando nas últimas edições em torno de R$ 600 milhões em negócios, com um público superior a 500 mil visitantes em 11 dias de evento.
Com o tema “Conecta você ao novo Agro”, a exposição apresenta as tecnologias, inovações e sustentabilidade dos segmentos do agronegócio, indústria, comércio e serviços, possibilitando oportunidades de negócios e de atrair novos clientes. O evento conta com a presença de mais de 1.300 expositores das maiores marcas de equipamentos e implementos agrícolas, automóveis, as últimas tecnologias e pesquisas, ciência e desenvolvimento genético, inovações e tendências para o campo. Além disso, proporciona entretenimento, cultura, gastronomia e turismo aos visitantes. São oito noites de shows com artistas do circuito nacional, rodeio, baladas, palco cultural, parque de diversão e exposição de pequenos animais.