O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta terça-feira (19/04), em Brasília, da cerimônia em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro. A solenidade militar marca os 374 anos da instituição. No evento, houve a imposição da Ordem do Mérito Militar e da Medalha Exército Brasileiro a instituições e personalidades civis e militares.
Neste ano, a cerimônia contou com a presença de representantes dos Exércitos de 19 países estrangeiros que participam da programação da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA) no Brasil.
No discurso, o Presidente Jair Bolsonaro destacou o compromisso do Exército Brasileiro e lembrou que em todos os momentos difíceis que nossa nação atravessou o Exército e as Forças Armadas sempre estiveram presentes.
Ao lembrar o juramento de dar a vida pela Pátria feito pelos militares, o Presidente citou ainda um trecho da Ordem do Dia, lida pelo comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, em que ele afirmou que “o cidadão, ao respeitar e valorizar seus soldados, em essência, está investindo na garantia de seu bem maior, a sua liberdade”.
O Dia do Exército faz referência à vitória brasileira na 1ª Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, ocasião em que as três raças formadoras do nosso povo, – índios, brancos e negros -, uniram-se para expulsar os holandeses do Nordeste do país.
Ao final da cerimônia, houve um desfile militar a pé e motorizado, em continência ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, com a participação de batedores de motocicleta, veículos patrulha, ônibus da companhia de choque do Batalhão do Exército de Brasília, veículos blindados e do grupo de artilharia antiaérea, além de helicópteros. No desfile a pé passaram tropas como a do Estado Maior do Comando de Artilharia do Exército, do Grupamento de Operações Especiais e do Batalhão da Guarda Presidencial.
Condecorações
O evento contou com a imposição da Ordem do Mérito Militar, que é a mais elevada distinção da força e foi criada em 1934 para premiar militares da força terrestre que tenham prestado relevantes serviços ao país ou tenham se destacado no exercício de sua profissão; personalidades civis e militares brasileiras ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços ao Exército; bem como organizações militares e instituições civis nacionais ou estrangeiras que se tornaram credoras de homenagem especial.
Entre as instituições agraciadas estão o Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e o Hospital Militar de Resende, no Rio de Janeiro, ambas do Exército. E também o Centro de Inteligência da Marinha e a Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica.
A Medalha Exército Brasileiro foi instituída em 2016 destinada a distinguir cidadãos e instituições civis brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse ou do bom nome do Exército.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, também participaram da cerimônia em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro.