A primeira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 ocorreu nesta quarta-feira (31), no Palácio do Planalto, com a coordenação do Presidente Jair Bolsonaro. Estavam presentes o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
No encontro, foram discutidos temas como a vacinação da população brasileira e as estratégias do Ministério da Saúde para garantir oxigênio e medicamentos para atender à demanda do país.
A criação do comitê foi anunciada pelo Presidente Jair Bolsonaro na semana passada após uma reunião entre os líderes do Legislativo, do Judiciário, ministros e governadores para tratar de medidas conjuntas de combate à Covid-19 no país.
O comitê tem a participação dos Três Poderes e autoridades representantes de órgãos e entidades, públicos e privados, e especialistas de notório conhecimento podem ser convidados a participar das reuniões.
Medidas
Após a reunião, Marcelo Queiroga informou que mais 34 milhões de doses de imunizante foram distribuídas aos estados. E estão contratadas mais de 560 milhões de doses de vacinas.
O ministro ressaltou que a pasta tem acompanhado a evolução dos estoques de medicamentos necessários para o tratamento da Covid-19 e feito tratativas com órgãos internacionais para reestabelecer estoques reguladores.
Em relação ao oxigênio, ele ressaltou que o Governo trabalha junto com a iniciativa privada para ter mais cilindros disponíveis e que foram importados do Canadá 13 caminhões-tanque que fortalecerão a distribuição de oxigênio no país.