O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou do lançamento do Canal Educação e do Canal Libras, do Ministério da Educação, em evento realizado no Palácio do Planalto, na manhã desta terça-feira (26/04).
O Canal Educação foi ao ar com uma programação educacional abrangendo temas que vão desde a educação infantil até o ensino superior. O conteúdo já está sendo exibido no espectro da multiprogramação da TV Brasil, canal público gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Com o novo canal, o Governo Federal pretende universalizar a educação e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização nacional. A iniciativa também é voltada para a capacitação de professores, coordenadores e gestores escolares, além de atender aos anseios dos pais, preocupados com o nivelamento da educação de seus filhos.
Durante o evento, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil precisa ser mais que exportador de matéria-prima e também produzir material de tecnologia, isso só é feito por meio da educação. Segundo ele, os dois novos canais, em especial o de Libras, vão incluir os estudantes para uma política pública que leva esperança a cada um deles.
Já o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, destacou que os canais são ferramentas para auxiliar professores e gestores da educação no desafio da recuperação da aprendizagem depois de quase dois anos de restrições impostas pela Covid-19. “Serão conteúdos variados, como aulas remotas, dicas de preparação para o Enem, documentários, programas educativos e culturais de qualidade”, disse o ministro.
Para produções, gravações e entrevistas serão utilizados os estúdios da EBC, localizados nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, para a realização de entrevistas, documentários e demais atrações, as equipes da empresa pública de comunicação deverão se deslocar por todo o país.
A exibição dos novos programas é feita por meio da televisão aberta digital em multiprogramação nas capitais onde a TV Brasil possui transmissoras. No Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Luís, no Maranhão, será sintonizado no canal 2.3. Já em São Paulo será no canal 1.3. O Canal Educação também ficará disponível nos pacotes de TV por assinatura e por meio de satélite para escolas com antena parabólica.
Já o Canal Libras será transmitido pela internet, 24 horas por dia, com o objetivo de exibir conteúdo voltado ao sistema nacional de educação, desde a educação infantil até o ensino superior, universalizando o conhecimento e a informação por meio de uma grade especialmente dedicada à comunidade surda. Parte da programação do Canal Libras também será exibida no Canal Educação, em horários pré-definidos.
Acesse o Canal Libras aqui.
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participou do lançamento e, em seu discurso em libras, disse que o Canal Libras é uma importante ferramenta para dar visibilidade à comunidade surda e a sua língua.
Programação
Além de programas educacionais, serão exibidos, tanto no Canal Educação quanto no Canal Libras, programas de jornalismo. Serão transmitidos, também, programas de variedades, como culinária, entrevistas, documentários históricos e contemporâneos, atualidades, perspectivas de futuro, entre outros, tendo uma grade voltada para educar, conscientizar e esclarecer o cidadão.
A programação começa com quatro atrações próprias produzidas pela equipe da EBC, como o programa semanal de entrevistas “Falas da Educação”, que traz debates, em 26 minutos, de especialistas falando a respeito das melhores práticas para a educação.
O já conhecido “MEC em Ação” será formado por pílulas de um minuto sobre a atuação do MEC. Outro programa que será veiculado é o especial “Cápsulas da Educação”, um marco simbólico para o lançamento da emissora, com depoimentos breves de alunos e professores de todo o país sobre os votos para o Canal Educação.
Com o intuito de proporcionar uma interação dentro da comunidade surda e instigar a população a entender sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), também vai ao ar o “Bate-papo em Libras” com encontros e entrevistas.
Saiba como sintonizar o Canal Educação e o Canal Libras aqui.