O Presidente Jair Bolsonaro deu posse ao novo ministro da Defesa, o General do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. A cerimônia ocorreu na tarde desta sexta-feira (01/04), na sede do Ministério da Defesa, em Brasília.
Até então, o General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira era Comandante do Exército, cargo que assumiu em março de 2018. No Ministério da Defesa, o comandante substitui o General Walter Souza Braga Netto.
Nascido em 28 de agosto de 1958, na cidade de Iguatu, no Ceará, Oliveira iniciou a vida militar em 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde concluiu o curso em 1976. Um ano depois, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, na qual foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria.
O agora ministro da Defesa serviu em unidades de Infantaria como o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em João Pessoa (PB), o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Garanhuns (PE) e o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém (PA). Foi, também, instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras.
Como tenente-coronel, comandou o 10º Batalhão de Infantaria Leve – Montanha, em Juiz de Fora (MG). Já como coronel, foi designado para o cargo de Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no México, onde permaneceu por dois anos.
Como oficial-general, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar em unidades e comandante de Regiões Militares no Norte e Centro Oeste.
Na quinta-feira (31/03), o General Marco Antônio Freire Gomes assumiu o comando do Exército em substituição ao General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.
As nomeações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União da quinta-feira (31/03).