O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta quarta-feira (25/05), de almoço em celebração ao Dia da África, data que marca o aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), desde 2002 substituída pela União Africana. A solenidade ocorreu no Palácio do Itamaraty e contou com a presença do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, do Embaixador da República do Cameroun, Martin Agbor Mbeng, além de outras autoridades.
Em seu discurso durante a cerimônia, o Presidente Jair Bolsonaro lembrou que grande parte da nossa população é de origem africana, e afirmou que tem recebido autoridades africanas para discutirem projetos e acordos de cooperação. E destacou, ainda, que o Brasil, bem como alguns países africanos, tem vocação para a agricultura e pecuária. O ministro Carlos França reforçou que o patrimônio cultural e humano da África no Brasil é um dos grandes motivos de orgulho da nação brasileira.
O Embaixador da República do Cameroun, Martin Agbor Mbeng, explicou, em discurso, que o Dia da África é celebrado todos os anos para comemorar o progresso feito pela África, apesar dos desafios que o continente enfrenta. Ele reforçou que há, ainda, muitos esforços a serem feitos para garantir um desenvolvimento sustentável para o continente africano.
A Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana, nasceu em 25 de maio de 1963 a partir da luta de países africanos pela independência, em Adis Abeba, capital e maior cidade da Etiópia. Hoje são 55 países membros sustentando esforços, não apenas em assuntos políticos e econômicos das nações africanas, mas também na divulgação das culturas da região, no próprio continente e em todo o mundo.